• qui. mar 28th, 2024

9 lugares para trabalhar grátis em SP

mar 30, 2015 #coworking
Compartilhe Boas Notícias

Conheça alguns espaços na capital paulista em que você pode ter gratuitamente um escritório por um dia, acessar a internet e até mesmo degustar um bom café

Você trabalha solitário em seu apartamento e a solidão está levando você a perder produtividade. Ou sua empresa incentiva o home office, mas você não consegue se concentrar sozinho e precisa de um colega ao seu lado para o distrair eventualmente. Ou ainda você está cansado do tempo de deslocamento entre sua casa e o escritório, o trânsito já lhe causa estresse e chegou a hora de pensar em alternativas para melhorar sua qualidade de vida. Ou então você simplesmente está de passagem pela capital paulista e busca um cantinho para mandar e-mails e fazer rápidas chamadas telefônicas pelo Skype.

Sem dúvida, as motivações para quem busca espaços de coworking ou uma mesa e uma cadeira para trabalhar livremente são as mais variadas. Nos últimos 10 anos, a cidade de São Paulo (SP) viu nascer diferentes escritórios colaborativos em que empresas experientes, startups, profissionais autônomos e estrangeiros trabalham lado a lado em harmonia. Cada espaço tem uma política de preço, frequência e uso. Assim, selecionam seu público de usuários. Em alguns casos, o investimento necessário para trabalhar pode ser impeditivo para alguns profissionais e empresas.

O consultor independente Renato Russo, um dos fundadores da greentee, frequentou ativamente muitos espaços colaborativos na capital paulista. Ele entende que o trabalho em um espaço que não demanda desembolso financeiro direto tem muito a ver com a rede de relacionamentos que se forma organicamente nesses ambientes. “A decisão de alugar um local tende a ser muito racional e quando se tem isso de forma gratuita, minha impressão é que se tende a agregar mais pessoas dispostas a experimentar, a compartilhar experiências e aprendizados”, destaca. Como consequência dessas interações, Russo acredita ser natural a formação de um ambiente rico em conexões, de fluxos de ideias livres e, então, de ainda mais colaboração.

Em diferentes regiões da capital paulista espaços colaborativos gratuitos, como cafeterias, bibliotecas e escritórios de coworking. Esses lugares possuem wi-fi, tomadas de eletricidade para carregar o computador pessoal, smartphone ou tablete e estrutura para se trabalhar com conforto. E no caso dos cafés, excelentes opções para “turbinar” o dia de trabalho.

Coworking Spaces FIAP SU – Paulista
Av. Paulista, 1106 / 7º andar
www.fiap.com.br/coworking

Criado pela parceria FIAP – Singularity University, está aberto para alunos, ex-alunos e interessados em projetos ligados a empreendedorismo, inovação, cooperação e desenvolvimento de startups. Possui uma cafeteria, amplo espaço e internet gratuita. Para frequentar, é necessário reserva prévia pela internet.

Beluga SP – Vila Buarque
R. Doutor Cesário Mota Júnior, 379
www.belugasp.com

É comum ver frequentadores em seus laptops ou em reuniões. Localizado frente à Praça Rotary, é uma alternativa para quem está na região central. O local é pequeno e acolhedor, e serve excelentes cafés.

Biblioteca São Paulo – Zona Norte
Av. Cruzeiro do Sul, 2630
www.bibliotecadesaopaulo.org.br

A biblioteca está no local em que ficava o presídio do Carandiru. Está ao lado da estação do metrô (Carandiru). Tem wi-fi e bicicletário. Em pleno Parque da Juventude, trata-se de um lugar inspirador.

Santo Grão – Oscar Freire
R. Oscar Freire, 413
www.santograo.com.br

A primeira unidade da rede é também um excelente espaço de trabalho. São três ambientes: o terraço amplo, o salão com mesas confortáveis e o lounge, com mesas baixas e poltronas. O café é um dos melhores da cidade.

Escola de Notícias – Zona Sul
R. Aroldo de Azevedo, 20
www.escoladenoticias.org

No Campo Limpo, o empreendimento na área de comunicação, educação e mobilização social abre suas portas abertas como espaço colaborativo de trabalho. Oferece wifi, boas histórias e a promessa de relações humanas mais justas.

Biblioteca Mario de Andrade – Centro
R. da Consolação, 94
www.bma.sp.gov.br

Patrimônio arquitetônico da cidade, possui salas de leitura e hall central de pequisa em que qualquer cidadão pode sentar, abrir um computador para ler ou trabalhar. Há internet gratuita fornecida pelo WIFI Livre SP http://wifilivre.sp.gov.br/.

Ekoa Café – Pinheiros
R. Fradique Coutinho, 914
www.ekoacafe.com.br

No sobrado em frente à Livraria da Vila, está a cafeteria que tem como conceito integrar negócio, sustentabilidade e relações justas. Serve café orgânico e lanches vegetarianos. Possui internet gratuita e muito espaço de trabalho. No segundo piso, fica o Hub Vila Madalena. Nos fundos casa, há uma estante para a troca voluntária de livros e revistas.

Cafelito Lounge – B4i – Jardim Europa
R. Groelândia, 808 e 848
www.b4i.com.br

O B4i é um espaço de coworking pago, mas o Cafelito Lounge está aberto para quem não é parte do hub. Lá é possível tomar um café, comer uma torta, conhecer pessoas e mesmo tocar uma reunião.

Le Pain Quotidien – Vila Madalena
R. Wisard, 138
www.lepainquotidien.com.br

A padaria com receitas tipicamente francesas possui uma grande mesa em que trabalhar e fazer reuniões são bem-vindos. O café é excelente e a localização não pode ser mais precisa: o coração da Vila Madalena. Possui wi-fi grátis.

Loading

Deixe um comentário