O mês de setembro não trará apenas flores e a primavera para os moradores da cidade de Ituiutaba no Pontal do Triângulo Mineiro, um dos projetos mais ambicioso e comunitário-social, completará 01 ano de vida muito bem lido. O Projeto Biblioteca de Rua traz um conceito novo de empréstimo de livros sem qualquer burocracia, horários e taxas de inscrições. O usuário se sente dono do livro e é responsável pelo próprio projeto. Essa iniciativa surgiu em um grupo de uma rede social, reunindo internautas da cidade e desenvolvida por pessoas comprometidas e sonhadoras com a construção de uma sociedade mais leitora. Uma ideia simples e inédita na cidade, e para comemorar seu primeiro aniversário nada melhor que um sarau literário e claro o lançamento de um livro.

A cidade se tornou a primeira do Estado de Minas Gerais a disponibilizar livros à população, nas ruas, avenidas e praças, contando com a parceria de alguns comerciantes que cedem espaço na entrada de seus estabelecimentos e principalmente de doações para manter esse enorme mercado potencial de leitores. Hoje o acervo da BR conta com mais de 5 mil livros espalhados nos 06 pontos ao ar livre e a novidade de 03 minibibliotecas itinerantes, são gavetas de madeira recicladas situadas em bairros e pontos estratégicos fora do centro da cidade, sob a responsabilidade de Padrinhos Bibliotecários (voluntários que cuidam da manutenção do acervo enquanto as minibibliotecas permanecerem nesses locais).

Os Planos Futuros segundo informações de Helenice Queiroz uma das idealizadoras da BR é, “aumentar a quantidade de locais com o objetivo de levar as Bibliotecas e as minibibliotecas para quem não pode ir às ruas: como os orfanatos, lar dos idosos, hospitais, etc”.

Atenção! As doações podem ser feitas nos próprios Pontos Culturais sendo aceitos todos os gêneros literários, desde que os exemplares a serem doados estejam em bom estado de conservação. Livros didáticos só poderão ser doados depois de avaliados na Biblioteca da Escola ou pela Delegacia Regional de Ensino.

Gostou do Projeto? Visite a página da Biblioteca de Rua, participe do projeto, comente e compartilhe!

Fonte: http://br.blastingnews.com/

E você tem uma Boa Notícia? Mande para nós!