• qua. abr 24th, 2024

Artista plástico de Uberlândia ganha prêmio em Dubai

jul 8, 2014 #dubai, #prêmio
Compartilhe Boas Notícias

Com um quadro que resgata características do movimento figurativista, o artista plástico André Maurício da Silva, de 29 anos, foi premiado com a medalha de ouro na 10ª Mostra de Arte Brasileira, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes, em maio deste ano

Nascido em São Paulo (SP), criado em Cruzeiro da Fortaleza (MG) e radicado em Uberlândia há seis anos, Silva concorreu com artistas de mais de 100 países, dentro da programação da Exposição Internacional de Arte e Design em Dubai. A obra vencedora de Silva foi um retrato de Madre Teresa de Calcutá (1910-1997), em óleo sobre tela e com dimensões de 40cm x 30cm.

“Esse quadro já havia integrado minha exposição ‘Faces e Pétalas’, realizada também em maio deste ano. Quando recebi o convite da Academia Nacional de Artes Plásticas (Anap), percebi que o retrato de Madre Teresa tinha o tamanho exato para a inscrição na Mostra de Dubai. Sinto-me muito feliz, pois é o reconhecimento de anos de esforço artístico”, diz Silva.

Há 12 anos no ramo das artes plásticas, Silva também integra o Núcleo de Artesanato do programa Empreender, da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub). “A premiação serve como estímulo à arte figurativa realista, um movimento que tem ressurgido no país, em contraponto à arte contemporânea”, afirma o artista.

Percalços

O artista plástico André Maurício da Silva afirma que não conseguiu viajar a Dubai, para receber a premiação da 10ª Mostra de Arte Brasileira, porque não conseguiu um patrocinador para as passagens, na cidade que adotou há seis anos. Neste tempo, enquanto tinha poucos alunos em suas oficinas de pintura, Silva lembra que chegou a trabalhar como garçom e jardineiro, além de tentar vender seus quadros na Feira da Gente, na praça Sérgio Pacheco.
Atualmente, com aproximadamente 2 mil obras e 45 exposições no currículo, Silva disse que sempre busca representar a beleza humana de forma natural. “A beleza de um rosto castigado pelo tempo, beleza da ingenuidade de uma criança ao brincar, beleza de uma jovem apaixonada, enfim, quero pintar em meus quadros a intenção do coração humano” diz o artista plástico.

Figurativismo

O Figurativismo é uma corrente da pintura cuja principal característica é a representação com realismo da natureza, de formas humanas e, ainda, de objetos criados pelo homem.

A arte teve seus grandes expoentes no Renascimento, no Barroco e no Realismo. A partir do fim do século 19, o Impressionismo e o Expressionismo também adotaram técnicas figurativas, mas com menor preocupação quanto à realidade dos elementos da pintura.

Fonte: http://www.correiodeuberlandia.com.br/

Loading

Deixe um comentário