Chocolate amargo protege visão e sistema cardiovascular

chocolate_amargo_iStock_picmax13-450x300
Visualizado 471 vezes

Segundo o oftalmologista, Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, chocolate amargo protege contra doenças.

A iguaria protege a visão de doenças graves que surgem na terceira idade e pode ser consumida diariamente. Mas o consumo deve ser moderado – 70 gramas/dia, o equivalente a quatro quadradinhos de uma barra.

Porém, o oftalmologista indica que apenas o chocolate amargo, com pelo menos 60% de cacau, faz bem à visão. Isso porque o cacau é rico em polifenóis, que mantêm a flexibilidade das artérias e melhoram toda a  circulação, inclusive da retina, explica.

O resultado é a diminuição do risco de DMRI (degeneração macular relacionada à idade) e das doenças cardiovasculares. Hoje a DMRI atinge 3 milhões de brasileiros com mais de 65 anos e é apontada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como a maior causa global de cegueira irreversível.

O especialista ressalta que o sinal de alerta é enxergar tortuosidade em linhas retas. Por isso, para maiores de 65 anos recomenda fazer um teste simples, fixando um olho e depois o outro em uma moldura de porta. Caso enxergue o contorno sinuoso deve procurar um oftalmologista imediatamente.

A perda da visão decorrentes da degeneração macular, explica,  é causada em 90% dos casos pelo rompimento de neovasos que se formam na retina. A aplicação de laser para secar estes neovasos e de injeções intravítreas pelo oftalmologista podem impedir a cegueira.

Fonte: Catraca Livre

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Translate »