Cientista gaúcho ganha “bolsa dos gênios” nos Estados Unidos

Visualizado 331 vezes
Cientista gaúcho ganha “bolsa dos gênios” nos Estados Unidos
Avalie este conteúdo

Epidemiologista Gabriel Victora é radicado em Nova York e receberá US$ 625 mil do programa MacArthur Fellows, de Chicago.

O epidemiologista gaúcho Gabriel Victora, 40 anos, é um dos agraciados deste ano do programa MacArthur Fellows, popularmente conhecido como a “bolsa dos gênios”. Nascido em Porto Alegre e radicado em Nova York (EUA), ele receberá US$ 625 mil, pagos em um período de cinco anos, sem necessidade de prestar contas.

O prêmio é concedido pela Fundação MacArthur, com sede em Chicago, a pessoas “excepcionalmente criativas”, como forma de investimento no potencial de originalidade dos agraciados, que dispõem de liberdade total para aplicação dos recursos. Vinte e quatro personalidades vão receber a bolsa neste ano. Não é possível se candidatar ao benefício, e os critérios de seleção e os nomes dos selecionadores estão envoltos em mistério.

À frente do Laboratório de Dinâmica de Linfócitos, na Universidade Rockefeller, Victora se dedica a pesquisas sobre a imunidade adquirida ou adaptativa – aquela que o indivíduo desenvolve após ter tido contato com um agente estranho ao organismo. Mais especificamente, o trabalho busca esclarecer como o sistema de defesa baseado em anticorpos melhora sua especificidade diante do agressor, o que, na prática, pode levar ao desenvolvimento de vacinas mais eficientes contra o HIV e o vírus da gripe, além de melhorar o tratamento direcionado a alergias e doenças autoimunes.

Fonte: Gauchazh

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Translate »