Cimento “Transparente” permite que luz natural entre em ambientes fechados

cimento-transparente-ilight-blog-engenharia-follow-the-colours-03
Visualizado 1.161 vezes

Já imaginou uma construção com estruturas transparentes?

É o que propõe empresa de arquitetura italiana Italcementi, que criou o material chamado i.light – algo que consiste em um painel de cimento com inúmeros pequenos orifícios que deixam passar a luz solar.

O i.light é feito com resina plástica e possui minúsculas aberturas que permitem entrada da claridade, transformando as paredes em “janelas gigantes”. As pequenas aberturas tem entre 2 e 3 mm de largura e só podem ser percebidas por quem olha de perto, já que de longe, o material parece ser feito como um concreto comum – exceto nos dias ensolarados, quando a claridade consegue se transpor e ocupar o ambiente.

cimento-transparente-ilight-blog-engenharia-follow-the-colours-04

cimento-transparente-ilight-blog-engenharia-follow-the-colours-02

Por enquanto, a única construção feita com o material é um pavilhão italiano de uma exposição em Xangai, na China, realizada em 2010. Segundo os criadores, se os prédios fossem feitos com a i.light poupariam mais energia que os europeus poupam no horário de verão. Há também outros tipos de uso para ele, como por exemplo, serem utilizados nos fechamentos de paredes (substituindo a alvenaria), em pisos, escadas, terraços ou como elemento decorativo.

cimento-transparente-ilight-blog-engenharia-follow-the-colours-01

O material ainda está sendo patenteado e a empresa ainda não informou se ele será disponibilizado em outros países. O custo provavelmente seria um pouco maior que os painéis de concreto comuns, mas bem menor que os painéis de fibra ótica. Muito interessante, não?

Fonte: http://followthecolours.com.br/

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Translate »