• qui. mar 28th, 2024

Como ver a chuva de meteoros Perseidas que acontecerá neste final de semana

ago 11, 2017
SPRING MOUNTAINS NATIONAL RECREATION AREA, NV - AUGUST 12: A Perseid meteor streaks across the sky over the community of Cold Creek on August 12, 2015 in the Spring Mountains National Recreation Area, Nevada. The annual display, known as the Perseid shower because the meteors appear to radiate from the constellation Perseus in the northeastern sky, is a result of Earth's orbit passing through debris from the comet Swift-Tuttle. (Photo by Ethan Miller/Getty Images)
Compartilhe Boas Notícias

No domingo, Daenarys e seus dragões estarão queimando tudo o que veem pela frente em Game of Thrones. Mas o melhor programa deste final de semana acontecerá, na verdade, na vida real, no céu. E você nem precisa de uma conta na HBO, é só olhar para cima.

Entre os dias 11 e 13 de agosto, a chuva de meteoros Perseidas deve atingir o seu pico. A chuva de Perseidas acontece anualmente e é considerada um dos principais eventos da área. No entanto, este ano a Lua vai ofuscar um pouquinho do brilho dos meteoros.

O especialista em meteoros da NASA, Bill Cooke, disse ao Space.com que por causa do brilho da Lua – que estará praticamente cheia e bem visível justamente quando Perseidas atingir seu pico total – será possível ver aproximadamente de 40 a 50 meteoros por hora, em vez de 80 a 100 meteoros, como de costume.

Mas não fique tão frustrado. Perseidas sempre revelam alguns meteoros super brilhosos que vão se destacar, não importa o quão desesperada por atenção a Lua está.

“Perseidas parece produzir mais bolas de fogo do que qualquer outra chuva de meteoros”, disse Caitlin Ahrens, astrônoma da Universidade de Arkansas, ao Gizmodo. “No caso de Perseidas, os meteoros ficam quase tão brilhantes quanto Vênus. Então você terá uma chance muito boa de perceber uma bola de fogo, também”.

Perseidas são fragmentos deixados pelo Cometa 109P/Swift-Tuttle, que leva cerca de 133 anos para orbitar o Sol. Embora ele tenha aparecido no sistema solar interior em 1992, os detritos se revelam por aqui todos os anos, enquanto nosso planeta passa por ele.

“A melhor hora para observá-los será depois da meia-noite, quando sua localização girar em torno da ‘frente’ da direção orbital da Terra”, adicionou Ahrens.

Você não precisa de um telescópio, nem mesmo binóculos para ver a chuva de Perseidas – apenas céu limpo, escuro e uma boa companhia. A chuva deve ser visível em todo o céu, então você só precisa ficar olhando para cima. Quanto mais tempo melhor, para os seus olhos se acostumarem com a escuridão. Se você não puder sair de casa, o pessoal do Slooh irá transmitir o evento a partir do dia 12 de agosto, às 21h no horário de Brasília.

Infelizmente, o fenômeno é menos perceptível nos países abaixo do equador, então é mais difícil de vê-lo aqui no Brasil, mas não impossível. Ter um mapa de estrelas (ou um app, como o SkyMap, que tem para iOS e Android) pode ajudar também.

Fonte:  Gizmodo

Loading