• sex. mar 29th, 2024

Conheça o Preto Café, a nova cafeteria em SP onde você paga o quanto quiser

Compartilhe Boas Notícias

Quanto você paga por um cafezinho expresso? Se estiver em grandes cidades como São Paulo, uma pequena xícara pode custar até 7 reais.

Em tempos onde procuramos poupar o bolso ou ao menos buscar por justiça, a metrópole acaba de ganhar um respaldo interessante. No Preto Café nada está à venda, pois a loja segue a lógica do “pague o quanto quiser”, e o Hypenessfoi conferir a novidade de perto.

Num espaço multiuso da Vila Madalena, a charmosa cafeteria abriga poucos lugares e algumas boas opções no menu, disponibilizado em chamativas pranchetas penduradas na parede. Uma lousa explica que “esta é uma fundação sem fins lucrativos” e que tudo é na base da confiança. Andando mais a diante, um quadro expõe todo o financeiro do estabelecimento, abrindo para quem quiser ler os gastos com aluguel, comida, equipamentos, entre outros. A ideia de expor a receita necessária para fechar o caixa do dia veio exatamente para agregar ao sentido de justiça e abrir a mente dos clientes na hora do “pague o quanto quiser”.

O fato é que ao saber dos valores investidos e obviamente provando o que é servido antes do pagamento, fica difícil não fazer uma colaboração de acordo com o que você consumiu e viveu no espaço. “Tenho sentido que ao longo dos anos as pessoas têm entendido esse conceito de avaliar e pagar quanto acham que devem. A decisão é do público, explicou o fotógrafo Pepe Guimarães, que nos concedeu um tour pelas instalações e trabalha no mesmo local.

Contando a minha experiência, posso dizer que saí de lá bastante satisfeita com a minha refeição. No caso, estava acompanhada e comemos de tudo: bolo de laranja, bolo de banana, torta de abobrinha, torta de frango, dois cafés, um cappuccino e uma coxinha vegana de shitake. A melhor parte é que estava tudo delicioso, o lugar estava limpo, organizado, bem decorado e o atendimento foi, na medida da loucura da inauguração, muito bom.

E na verdade, a ideia é que as pessoas não fiquem presas ao serviço de mesa, mas possam também se servir, já que a ideia vai além dos preços. “A relação justa e mais humana é uma tendência. Humanizar o comércio também é melhorar a cidade. Eles propõe mais do que um café…é uma experiência, pontuou Aline Cavalcante, sócia e fundadora do projeto OGangorra, que divide o mesmo endereço com o café.

Criando novas relações de consumo, do qual eu muito me identifico e apoio, podemos tornar São Paulo muito mais justa para todos, incluindo os funcionários na jogada, afinal, não adianta melhorar só a vida do cliente e deixar de lado quem faz o negócio funcionar, como grande parte do comércio costuma fazer. “Cliente em primeiro lugar” sim, mas funcionário também, afinal, somos todos seres humanos em busca de justiça e qualidade de vida, e o mesmo deve valer para todos.

O Preto Café divide espaço com um Coworking, onde todos trabalham em seus devidos projetos com um propósito, sempre indo além do ganho monetário. “Aqui todos têm um propósito para estarem no mesmo lugar, mas queremos ter uma borda de pessoas interessadas em vir esporadicamente, incluindo a ideia de abrir os gastos que temos, assim cada um colabora com o que pode”, explicou Aline. O que vivemos aqui, convivendo bem juntos, é o que queremos viver lá fora.

Com uma iniciativa dessas, criatividade, inovação, sinergia e sorriso no rosto, o projeto tem tudo para dar certo não só como empreitada de negócios, mas como experiência interessante dentro da cidade onde até o preço do “busão” machuca a gente. Certamente tomarei mais xícaras de café coado por lá e pagarei com gosto, com a sensação única e a leveza que o senso de justiça pede.

Preto Café Rua Simão Álvares, 781 – Pinheiros Tel: (11) 3031-3730 De terça à sábado, das 10h às 19h

Todas as fotos © Brunella Nunes | Hypeness

Fonte: Hypeness

Loading

Deixe um comentário