• qui. mar 28th, 2024

Conheça o Projeto Orquestra Maré do Amanhã, no RJ

jul 31, 2017
Compartilhe Boas Notícias

O Projeto Orquestra Maré do Amanhã nasceu da crença de que a música é uma forte aliada na transformação social e cultural de crianças, adolescentes ou jovens.

Diversas pesquisas demonstram isso. Quem já não ouviu falar dos benefícios da música para acalmar as crianças? E o famoso ditado “quem canta, seus males espanta”? Quem já não chorou ouvindo uma bela canção que evoca boas ou más lembranças?

Fato é que a música fala diretamente ao coração, impedindo que barreiras pré-conceituais, estabelecidas no consciente ou subconsciente, impeçam-no de ser tocado por seu apelo e beleza.

Por isso investimos nesta crença. Essa, no nosso entender, é a forma mais rápida e simples de se mudar o mundo. E temos como opção preferencial as comunidades em alto risco social. E temos dedicado a elas nosso melhor.

Hoje estamos em todos os Espaços de Desenvolvimento Infantil da Maré, além de duas escolas primárias e um ginásio.

O Projeto Orquestra Maré do Amanhã diferencia-se dos demais projetos sociais por seu objetivo ousado: formar músicos.

Não queremos ser mais um projeto que pretende apenas ocupar o tempo dos pequeninos. Queremos dar a eles um motivo para sonhar, acreditar num futuro melhor.

Concebido após dois anos de preparação e estudos pela equipe da Associação Cultural Armando Prazeres, o projeto utiliza a música como ferramenta de transformação social e, consequentemente, profissional. Suas atividades se dão por:

  • aulas de iniciação e percepção musical
  • aulas de cidadania através da harmonia e da participação na música em conjunto
  • aulas práticas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta doce, flauta transversa e oboé.
  • O monitoramento de frequência e desempenho é também um forte aliado na formação das crianças e jovens como verdadeiros cidadãos.

O trabalho abrange hoje 2.000 crianças, na faixa de 4 a 18 anos, todas moradoras de comunidades em risco social. O primeiro fruto de nosso trabalho é a ORQUESTRA MARÉ DO AMANHÃ, que já começa a preparar os jovens para o universo da música clássica profissional.

O projeto, porém, não para por aí. Queremos transformar o Rio de Janeiro e, quem sabe, o Brasil através da música.

Site: www.maredoamanha.com.br

Loading