• sáb. abr 20th, 2024

Conheça os benefícios do método Canguru

maio 28, 2014 #filhos
Compartilhe Boas Notícias

Recurso aproxima o bebê dos pais, deixando a criança menos tempo na incubadora e mais tempo no colo da mãe e do pai

Há 14 anos, muitos bebês que nascem prematuros ou com baixo peso no Sistema Único de Saúde (SUS) têm usufruído de um método capaz de oferecer benefícios a essas crianças que precisam de cuidados especiais. O método canguru aproxima o bebê dos pais, deixando a criança menos tempo na incubadora e mais tempo no colo da mãe e do pai, conforme explica a consultora da Área Técnica da Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Zeni Lamy.

“Transfere o bebê da incubadora para o colo da mãe, esse colo tem que estar desnudo, ela não pode estar com roupa, é muito importante o contato da pele do bebê com a pele da mãe ou do pai, e ela deve estar sentada, depois é colocada uma faixa e depois a roupa dela, ou a roupa da UTI, e aí é importante que ela relaxe, que a cadeira tenha encosto, que tenha sustentação para os pés”, destaca Zeni.

A consultora do Ministério da Saúde falou também sobre os benefícios do método canguru. “Um grande estímulo ao aleitamento materno, o aumento do vínculo materno, o método canguru tem reduzido abandono dos bebês nas maternidades e também temos trabalhos mostrando que esse bebê é melhor cuidado em casa, as mães, os pais, que participam do método canguru eles têm maior atenção ao retorno dessa criança aos ambulatórios, com a caderneta de vacinação. Isso também é muito importante na redução da mortalidade infantil”, afirma.

O bebê da cabeleireira Elenilde Lima foi beneficiado recentemente pelo método canguru oferecido pelo Hospital da Universidade Federal do Maranhão. A criança nasceu no início do sexto mês de gestação, pesando apenas 700 gramas. “Depois que eu comecei a fazer o método canguru, eu me senti mais segura, eu criei mais vínculo. Senti que quando a gente fazia o método canguru mais vezes, por mais horas, eu senti ele melhor, ganhando peso, do que outros bebês que as mães não estão ou não podem”, conta Elenilde, destacando que o método foi fundamental para o desenvolvimento da criança.

Cerca de 160 maternidades brasileiras vinculadas ao SUS utilizam o Método Canguru.

Fonte: Blog da Saúde

Loading

Deixe um comentário