• sex. abr 19th, 2024

Conheça a vida de superação e luta da única mulher afegã das Olimpíadas

Compartilhe Boas Notícias

Kimia Yousofi carregará a bandeira do seu país na cerimônia de abertura das Olimpíadas no Maracanã. E ela leva outra bandeira também

O Afeganistão, claro, está nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. E a única atleta feminina do país é a corredora de 20 anos Kimia Yousofi, que tem uma história de vida de muita superação e luta, já que sua família fugiu durante o regime talibã. Por crescer em uma terra estrangeira, ela nunca recebeu a oportunidade de abraçar plenamente o esporte que amava. Kimia diz que quando pequena, no Irã, havia algumas restrições contra as mulheres afegãs esportidas, principalmente as que participam de corridas – ela nunca foi autorizada a competir com atletas iranianos.

Divulgação

Afegã Kimia Yousofi estará nas Olimpíadas

A virada veio quando ela tinha 17 anos, aumentando seu sonho de ir para as Olimpíadas. Ela se destacou em um concurso realizado pelo governo afegão, em um esforço para descobrir atletas do sexo feminino. Kimia Yousofi foi então contatada pela Federação Afegã de Atletismo, que lhe ofereceu a formação profissional que precisava. Nos três anos seguintes, a atleta treinou do amanhecer ao anoitecer, conciliando com a escola.

Kimia ingressou na equipe do atletismo nacional no final de 2015 e competiu nos Jogos Sul-Asiáticos, realizada na Índia em 2016. Embora ela não tenha levado uma medalha para casa, seu desempenho impressionou a comissão organizadora da participação do Afeganistão nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

As bandeiras da afegã

Kimia Yousofi foi eleita para carregar a bandeira de seu país na cerimônia de abertura das Olimpíadas no Rio de Janeiro, sendo que ela levará também uma outra bandeira: a da luta contra as mudanças climáticas. Ela foi uma da primeiras atletas a aderir à campanha “1,5ºC: o recorde que não devemos quebrar”, lançada na semana passada para conscientizar as pessoas sobre o limite para que aumento da temperatura média do planeta não se torne perigoso.

Atletas, com base em sua própria experiência, têm grande legitimidade para fazer este alerta durante as Olimpíadas, o maior evento esportivo do planeta. Por isso, eles são as estrelas das peças da campanha. Assim como Kimia, diversos participantes do evento estão aderindo à medida em que chegam para a realização dos Jogos no Rio.

Fonte: iG Olimpiadas – iG 

Loading