Dinamarca gerou 42% da sua eletricidade a partir de fontes eólicas em 2015

Visualizado 692 vezes
Dinamarca gerou 42% da sua eletricidade a partir de fontes eólicas em 2015
Avalie este conteúdo

A Dinamarca quebrou seu próprio recorde de geração de energia eólica, ao gerar 42% de toda sua eletricidade utilizada em 2015 a partir de fontes eólicas. Essa é a maior marca já alcançada em todo o mundo. No ano anterior, o país havia alcançado a marca de 39%, o que na época também era um recorde. Agora, a Dinamarca está ainda mais próxima de alcançar a meta de gerar pelo menos metade da sua energia a partir de fontes eólicas – marca estimada para ser alcançada em 2020.

Ainda mais impressionante que a marca dos 42%, é o fato de que o país, em determinado dia, gerou 140% da demanda nacional a partir de fontes eólicas. Obviamente, em momentos com menos vento, essa taxa caiu consideravelmente. De acordo com os especialistas, o país agora pode considerar até mesmo vender esse tipo de energia para países vizinhos, como a Alemanha, a Suécia e a Noruega.

“Não é raro ter momentos em que a nossa produção de energia a partir do vento seja maior que o nosso consumo”, disse Carsten Vittrup, assessor da Energinet, na Dinamarca.

Como nem sempre há vento suficiente para gerar energia capaz de suprir a demanda, a Dinamarca pode procurar a Alemanha, para utilizar suas fontes de energia solar e a Noruega – por sua hidroeletricidade. Essas manobras podem ajudar os dinamarqueses a manter a posição do país como uma das nações que mais utilizam energia renovável em todo o mundo.

É interessante destacar que apesar do recorde ter sido quebrado, a Dinamarca não fez grandes aprimoramentos em seu sistema de geração de energia eólica. Na verdade, alguns pontos sequer funcionaram. Se esses pontos estivessem funcionando, a marca poderia ter chegado a 43,5% da demanda. Especialistas explicam que o aumento na energia gerada se deve ao fato de 2015 ter sido um ano com bastante vento no país.

Fonte: http://climatologiageografica.com.br/

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Seja o primeiro a comentar Assunto: "Dinamarca gerou 42% da sua eletricidade a partir de fontes eólicas em 2015"

Deixe um comentário

Translate »