Em tarde emocionante, moradores de rua são levados ao cinema pela 1ª vez

img-20150519-wa0007_4
Visualizado 2.087 vezes

Grupo de 40 pessoas assistiu ‘Os Vingadores’ em shopping de Cabo Frio, RJ.
Projeto de ação social promove momentos especiais para necessitados.

A ida ao cinema de um grupo de moradores de rua causou emoção em um shopping de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, durante a tarde desta segunda-feira (18). Pela primeira vez, cerca de 40 homens e mulheres tiveram a oportunidade de assistir à um filme em uma sala de cinema, com direito a ingresso pago. Já na fila para “Os Vingadores”, a comoção tomou tanto os moradores de rua quanto os funcionários e frequentadores do shopping. A iniciativa foi de um projeto de ação social da cidade, que além de dar refeições gratuitas de segunda a sexta-feira, promove periodicamente dias especiais para a comunidade carente.

Mais de 40 moradores de rua foram levados pela primeira vez ao cinema (Foto: Alex Souza / CEI Cabo Frio)
Ideia de projeto é promover momentos especiais
para pessoas carentes
(Foto: Alex Souza / CEI Cabo Frio)

“Foi impactante! Fomos à tarde, pedimos autorização e os seguranças se emocionaram. Muitos [moradores de rua] choraram! As pessoas que trabalham no shopping também choraram”, conta Fabrício Valladares, que é pastor do Centro Evangelístico Internacional da cidade e líder do projeto social Restaurante Graça, que atende cerca de 100 pessoas carentes diariamente. A iniciativa também chamou atenção nas redes sociais e as fotos da tarde no cinema já passam das 1.300 curtidas. “Esse gesto trouxe reflexão pra todos”, justifica Valladares.

O grupo atendido pelo projeto tem homens e mulheres adultos e idosos que vivem nas ruas de Cabo Frio por diversos motivos. “Um deles é órfão e ficou dos três aos 18 anos dentro de um orfanato esperando adoção. Saiu e, por não ter para onde ir, foi parar nas ruas. Ele passou toda a sua vida esperando um pai”, conta o líder do projeto, que busca formas de auxiliar na condição dos moradores de rua, além de ajudar na sua aceitação na sociedade.

“As pessoas precisam saber que a maioria deles é de trabalhadores. Eles sabem sobreviver nas ruas, vendem balas, tomam conta de carros, limpam terrenos e etc. Existem muitos estigmas que precisam ser mudados sobre moradores de rua”, explica.

Grupo ficou emocionado ao frequentar shoppinh (Foto: Alex Souza / CEI Cabo Frio)
Grupo ficou emocionado ao frequentar shopping
(Foto: Alex Souza / CEI Cabo Frio)

Nas imagens registradas durante a tarde desta segunda, remetem a sentimentos diversos. Alguns riam, outros choravam e muitos pareciam surpresos por se encontrarem ali. A ideia é justamente marcar com momentos muitas vezes simples. “Na última quinta-feira do mês vamos fazer mais um dia especial: feijoada com pagode, médicos, cabelereiros e roupas novas para os moradores de rua”, conta Valladares. “Esses moradores de rua imploram por atenção e carinho. Eles são dóceis e carentes. O amor é o remédio para esse mundo caótico”, finaliza o pastor.

O Restaurante Graça funciona no térreo da CEI, na Av. Teixeira e Souza, nº 1813, Braga. A igreja promove outro dois projetos. O Terra Fértil, que cuida de crianças e dá acompanhamento escolar no bairro Manoel Corrêa e o Bom Samaritano, que abriga em um sítio a ajuda na recuperação de cerca de 30 jovens dependentes químicos. Mais informações sobre os projetos podem ser obtidas na sede ou pelo telefone (22) 2644-0830.

 

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Seja o primeiro a comentar Assunto: "Em tarde emocionante, moradores de rua são levados ao cinema pela 1ª vez"

Deixe um comentário

Translate »