• ter. abr 23rd, 2024

Envelhecimento ativo: Os benefícios do pilates

Os Benefícios de uma atividade física chamada pilates.
Compartilhe Boas Notícias

Nesta segunda (22), os participantes do Curso de Envelhecimento Ativo deixarão o conforto das cadeiras do auditório Sizenando Nabuco, da Santa Casa de Maceió, para conhecerem os benefícios de uma atividade física chamada pilates, criada pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967).

Esse método de condicionamento físico e mental baseia-se em exercícios aparentemente suaves, porém, os movimentos realizados no pilates proporcionam o alongamento e a fortificação do corpo de forma integrada e individualizada.

Os resultados são a melhora na respiração, diminuição no nível de stress, relaxamento, desenvolvimento de consciência e equilíbrio corporal além de melhora na coordenação motora e na mobilidade articular.

O pilates destina-se a quem busca saúde por meio da prática de exercícios físicos, mas não aprecia caminhadas, corridas ou atividades realizadas em academia.

Os exercícios de baixo impacto e de poucas repetições do pilates proporcionam resultados eficazes e, ao mesmo tempo, menos desgaste das articulações e dos músculos, tornando-o ideal para pessoas sedentárias. Realizados com precisão, os movimentos do método podem ser feitos por pessoas de todas as idades, inclusive as que sofrem de problemas ósseos e musculares ou até de dores crônicas. Recomenda-se o acompanhamento de profissional especializado, haja vista que os movimentos devem ser precisos e na velocidade adequada.

A oficina “Benefícios da Prática de Pilates para o Idoso Ativo” será realizada pela fisioterapeuta Larissa Acioly de Carvalho Loureiro apoiada pelas fisioterapeutas Edna Junelly Rocha da Silva e Larissa Romeiro Damasceno.

A equipe de fisioterapeutas estará nesta segunda-feira (22) em aula do Grupo de Envelhecimento Ativo (Geasc). Os encontros do Geasc ocorrem sempre as segundas, das 14h às 16h, no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota. O centro de estudos localiza-se no complexo hospitalar da Santa Casa de Maceió na Rua Barão de Maceió.

O projeto é gratuito e voltado para homens e mulheres com mais de 60 anos de idade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (82) 2123-6037.

Fonte: http://www.tribunahoje.com/

Loading

Deixe um comentário