• ter. abr 23rd, 2024

Exame de sangue pode descobrir câncer 10 anos antes de aparecer

jul 14, 2017
Compartilhe Boas Notícias

Denominado de biópsia líquida, método tem o potencial de reduzir para metade a taxa de mortalidade por câncer, poupando milhares de vidas.

Quando uma pessoa é diagnosticada com câncer, alguns fatores são levados em consideração para determinar qual será o tipo de tratamento realizado. Entre eles, o tipo e estágio do câncer, o histórico clínico e a escolha do paciente. Entre os tratamentos mais comuns estão a quimioterapia, radioterapia e cirurgias.

No entanto, pesquisadores de diversos países vêm pesquisando formas para tornar o tratamento mais rápido, fácil e barato, além de menos doloroso para o paciente. Recentemente, foi divulgado a descoberta de um teste capaz de diagnosticar todos os tipos de tumores uma década antes do aparecimento dos sintomas.

O método conhecido como ?biópsias líquida? é a nova descoberta mais eficaz para o tratamento de tumores. Com uma simples amostra de sangue, é realizada uma análise do DNA tumoral circulante (ctDNA) sendo capaz de fornecer informações abrangentes sobre as alterações genéticas do tumor, que podem evoluir ao longo do tempo.

O procedimento está sendo elaborado pelo Centro de Combate ao Câncer Memorial Sloan Kettering, nos Estados Unidos. Segundo os cientistas, o exame pode estar disponível para a população em até dois anos, tendo como objetivo melhorar a qualidade de vida de pacientes com câncer.

Além disso, os pesquisadores acreditam que o método tem o potencial de reduzir para metade a taxa de mortalidade por câncer, poupando milhares de vidas. Os primeiros resultados que investigam a precisão dos testes foram revelados na conferência “American Society for Clinical Oncology”, em Chicago, no último final de semana.

Os pesquisadores analisaram 161 pacientes já diagnosticados com câncer de mama, pulmão ou próstata para ver se poderia detectar com precisão o DNA do tumor em seu sangue. Os resultados mostraram que o teste poderia identificar algum tipo de tumor em 90% dos casos, ou seja, a eficácia da técnica é consideravelmente alta. Desta forma. o exame poderia reduzir a taxa de mortalidade por câncer em até 45%.

Os especialistas dizem que o teste inicialmente seria oferecido a pacientes com maior risco de câncer, incluindo idosos, fumantes ou com antecedentes familiares. Depois disso, seria lançado para outros. Além disso, com o exame seria possível identificar se a pessoa tem colesterol, diabetes e algum tipo de tumor.

O objetivo dos pesquisadores é que ele seja aplicado como um exame de rotina, como os feitos para detectar colesterol alto ou elevada pressão arterial.. A esperança é que, nesta fase, os tumores ainda sejam relativamente pequenos, de modo que possam ser removidos diretamente pela cirurgia.

A empresa Grail, apoiada por multibilionários como Bill Gates, da Microsoft, e Jeff Bezos, da Amazon, tem como objetivo realizar os primeiros testes de mercado até 2019.

Há pouco tempo, outro estudo realizado por pesquisadores australianos e americanos havia verificado a eficácia do teste para diagnosticar o câncer de pâncreas, sendo um dos tipos mais difíceis de tratar devido ao fato de ser descoberto somente em estágios avançados. A análise foi feita com 119 pacientes já diagnosticados com câncer de pâncreas, os resultados mostram que o método poderia detectar a doença em 55% dos casos.

Câncer em números

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), atualmente 8,2 milhões de pessoas morrem por ano de câncer no mundo. No Brasil, são previstos 576 mil casos por ano. O tumor mais incidente é o câncer de pele do tipo não melanoma (182 mil casos), seguido por câncer de próstata (68,8 mil), câncer de mama (57,1 mil), câncer de intestino (33 mil) e câncer de pulmão (27 mil).

Fonte: Minha Vida

Loading