Expedição percorre 400 km para distribuir livros a crianças em MG

expedicao-livros-MG_5
Visualizado 278 vezes

Os “Cavaleiros da Cultura” partiram de Itabira com a missão de distribuir 40 mil livros até a Zona da Mata.

Em vilarejos, povoados e casebres de Minas Gerais, um livro pode ser algo difícil de ser encontrado. Há crianças que só vão conhecer as obras no pequeno acervo da biblioteca de suas escolas.

Para mudar esse cenário e reduzir o abismo cultural, Carlos Oscar Niemeyer, neto do renomado arquiteto brasileiro, comanda um projeto que vai distribuir 40 mil livros a crianças em cidades mineiras. A iniciativa tem a parceria da Paulus Editora, de São Paulo.

A expedição de cavaleiros partiu na manhã desta terça-feira, dia 20, do Memorial Carlos Drummond de Andrade, em Itabira, espaço desenhado por Niemeyer, e percorrerá 400 quilômetros até o município de Rio Novo, na Zona da Mata.

A partida reuniu cerca de 500 crianças e adolescentes no memorial, todos estudantes de escolas da rede pública itabirana. A solenidade contou ainda com declamação de poesias e música. Todos receberam livros dos cavaleiros.

Os cinco cavaleiros vão passar por Ipoema, Cocais, Santa Rita do Durão, Piranga, Presidente Bernardes, Dores do Turvo, Rio Pomba e outros lugares. “É uma forma de levar uma perspectiva de um futuro melhor às crianças. Conhecimento ninguém tira. Agora, alguém precisa proporcionar isso”, afirma Carlos.

O neto de Niemeyer é líder dos “Cavaleiros da Cultura”, associação de quase 20 cavaleiros fundada em 2008 e incentivada pelo avô dele, falecido há mais de quatro anos. Em nove anos, eles já percorreram cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, por onde doaram cerca de 700 mil livros.

“Esse trabalho começou no centenário do meu avô (em dezembro de 2007). Quando eu contei a ele que faríamos uma cavalgada em sua homenagem ele me disse: então leve um livro para onde você for”, diz o idealizador do projeto.

Neste ano, a expedição dos cavaleiros homenageia Carlos Drummond de Andrade. A viagem é o pontapé inicial para a Festa Literária de Minas Gerais (Fliminas 2017), que nesta edição lembra os 30 anos da morte do poeta itabirano. A festa acontece em agosto, em Rio Novo.

Fonte: Catraca Livre

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Translate »