F123 lança produto para deixar redes sociais inclusivas para cegos

F123 - Jornal de Boas Notícias
Visualizado 607 vezes

O F123 lança hoje uma ferramenta que promete deixar as redes sociais acessíveis para quem tem deficiência visual. Chamada F123 Access, ela reformata as páginas da internet automaticamente, incluindo Facebook, WhatsApp e YouTube.

O produto, uma espécie de raio acessibilizador da internet para quem é cego, chega ao mercado no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Em pesquisas com usuários que testaram o software, foi perguntado a eles em quais aspectos do uso diário da internet a acessibilidade precisa ser melhorada. As principais respostas foram: nos estudos, na busca de um emprego, no trabalho e na vida social.

“O F123 Access resgata o potencial de igualdade da vida on-line naqueles momentos em que barreiras tecnológicas foram criadas”, afirma Fernando Botelho, cofundador do grupo F123.

Com as melhorias, o conteúdo se torna acessível a quem tem deficiência visual e usa leitores de tela como Jaws, NVDA, Orca, VoiceOver e Window Eyes. O F123 Access é muito simples de ser instalado: funciona como um complemento do navegador Mozilla Firefox em português, inglês e espanhol. Em breve, será disponibilizada a versão para Chrome.

Para usá-lo, basta se inscrever no site. Assim que encerrar o cadastro, o usuário receberá instruções e o link para download. Informações em AcessoF123@F123.org.

O que é o F123 Access?

F123 Access (pronunciado F 1 2 3 Access), é um software que reformata as páginas da web para que essas páginas sejam mais acessíveis a pessoas cegas.

O F123 Access é uma “extensão” do navegador que é instalada no seu Mozylla Firefox ou (em breve) no Google Chrome.

O F123 Access melhora a formatação de páginas para aqueles com deficiência visual que usam software de leitor de tela.

O F123 Access é compatível com uma ampla variedade de leitores de tela, inclusive Jaws, NVDA, Orca, VoiceOver e Window Eyes.
A versão atual é projetada para uso com o navegador Mozylla Firefox, contudo, lançaremos uma versão para o Google Chrome em breve.
Nosso software faz muitas alterações automáticas com base nas informações que estão na página, mas que podem estar no lugar errado ou ilegíveis para o software leitor de tela.

O F123 Access também é capaz de usar informações fornecidas por voluntários ou especialistas, para fazer qualquer site específico mais acessível.

O que o F123 Access faz, exatamente?

O F123 Access contém uma biblioteca de “scripts” que são aplicados nas páginas da web no momento em que elas são recebidas pelo seu navegador a partir de um web-site.

Esses scripts examinam a página em busca de falhas que dificultam a acessibilidade, e, em seguida, fazem o máximo possível para corrigir essas falhas.

 

Fonte: http://qsocial.com.br/

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Seja o primeiro a comentar Assunto: "F123 lança produto para deixar redes sociais inclusivas para cegos"

Deixe um comentário

Translate »