• qui. mar 28th, 2024

Hemepar lança aplicativo para promover doação de sangue

jun 4, 2014 #android, #app, #doação, #sangue
Compartilhe Boas Notícias

Por enquanto, programa, lançado no fim de maio, está disponível apenas para celulares com o sistema operacional Android

O Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) decidiu lançar um software para promover e incentivar a doação de sangue em todo o estado. Criado em parceria com o Instituto Curitiba de Informática (ICI), o “Hemogram”, como é chamado, foi lançado no fim de maio e começou a ser divulgado nesta semana pelo centro.

Por enquanto, o programa está disponível apenas para celulares que contêm o sistema operacional Android. Quem baixá-lo poderá solicitar doações de sangue para um parente ou amigo, por exemplo, que precisa receber transfusão, além de ser notificado pelo Hemepar em casos de grandes baixas no estoque. Em situações como esta, a pessoa recebe um alerta com o tipo de sangue necessário e qual unidade solicita a doação.

Atualmente, o Hemepar possui 22 unidades espalhadas pelo Paraná. A de Curitiba fica na Travessa João Prosdócimo, 145, no Alto da XV. Os endereços dos demais centros podem ser conferidosdiretamente no site da instituição.

Inverno prejudica doações

Segundo o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, as doações de sangue caem, em média, 40% no período de inverno. Em meses mais quentes, onde a procura pela doação é mais constante, são arrecadadas em torno de cem bolsas do material no Hemepar de Curitiba. A média mensal neste período em todo o estado varia entre 10 a 12 mil doações.

Mesmo que o número pareça grande, o centro carece de doações. Hatschbach explica que o ideal para manter o estoque cheiro seria de 150 a 200 bolsas por dia. Se já é difícil alcançar a meta no verão, nos dias mais frios a situação piora. “Infelizmente, com temperaturas mais baixas as pessoas se esquecem da doação de sangue. O frio faz com que a pessoa fique mais acomodada, e, por isso, nossa preocupação principalmente nesse período”, relata.

O diretor ressalta que manter as doações constantes entre os meses de junho e julho deste ano é importante também por causa dos jogos da Copa do Mundo. “Ainda temos que nos preocupar porque agora, com a Copa, vai ter um fluxo maior de turistas em Curitiba e Foz do Iguaçu. Não que estamos prevendo algo, mas temos que nos precaver. Se acontece um acidente grave, pessoas precisem passar por cirurgia de emergência, temos de ter sangue no estoque”, lembra.

Condições

Para ser doador de sangue é preciso ter, no mínimo, 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Só podem doar pessoas entre 16 e 67 anos, que apresentem documento oficial com foto. O Hemepar disponibiliza uma cartilha com todas as exigências necessárias para quem pretende doar sangue.

Uma bolsa do material coletado pode ajudar até três pessoas.

No Paraná, uma lei estadual de 2002 garante direito à meia-entrada para doadores de sangue devidamente registrados. Dessa forma, quem doa sangue e possui a carteirinha que comprova a boa ação paga apenas a metade do valor estipulado ao público geral para o ingresso a espetáculos culturais, eventos esportivos, cinemas, exposições, entre outros.

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/

Loading

Deixe um comentário