Inspirado no circo, primeiro teatro de SP só para crianças será aberto no Tatuapé

Visualizado 221 vezes
Inspirado no circo, primeiro teatro de SP só para crianças será aberto no Tatuapé
Avalie este conteúdo

Uma cortina roxa na zona leste de São Paulo leva a um mundo de poltronas coloridas, bonecos, personagens, música e brincadeiras. Ela faz parte da entrada do teatro Dr. Botica, que abre ao público no próximo sábado (9), no shopping Metrô Tatuapé. Será a primeira casa de espetáculos da cidade voltada somente para crianças.

Em outubro, o espaço terá peças e atividades com entrada gratuita. Nos primeiros meses, a programação dará destaque a premiados grupos de teatro de bonecos, como Giramundo, Truks e Articularte. A nova casa também terá debates sobre como lidar com questões da infância e oficinas, nas quais artistas ensinarão pais e filhos a produzir e a dar vida a fantoches.

Também há planos de receber nomes conhecidos das crianças, como Turma da Mônica, Patati Patatá e Palavra Cantada.

Com 253 lugares, o teatro replica o nome de um espaço em Curitiba, dedicado aos bonecos. Ambos são patrocinados por uma empresa de cosméticos, O Boticário

Vizinho da praça de alimentação, o local terá pipoca, algodão-doce e outras guloseimas liberadas na plateia. Já o cardápio de peças deixará de fora espetáculos que tentam pegar carona em filmes de sucesso, como “Frozen”, que gerou inúmeras montagens, muitas delas malfeitas, nos palcos paulistanos nos últimos anos.

“Sou contra ‘show cover'”, conta Frederico Reder, 33, gestor do teatro e um de seus idealizadores. “Se você não é a Disney, não vai inventar de fazer Disney. Dá para fazer uma Rapunzel de outro jeito, sem imitar o filme.”

Fred, como é conhecido, tem uma longa relação com o teatro de bonecos. Aos 9 anos, criava enredos com esses personagens, que controlava por trás de um lençol na escola de sua mãe, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

Em seguida, virou ator de peças infantis. Por seu trabalho em “Cantarolando”, foi descoberto pela produtora Cintia Abravanel, que o trouxe para São Paulo, aos 19 anos. Depois, tornou-se produtor, diretor e empresário. Hoje, administra seis casas de espetáculo, incluindo o Theatro Net SP.

Para o projeto do Dr. Botica, Fred inspirou-se na igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal. “Queria uma arquibancada, algo que lembrasse o circo”, conta o gestor do teatro. “Aqui tem bancos contínuos, com encosto mais baixo, almofadas coloridas. É algo comunitário, coletivo.”

“Quando era pequeno, pedia muito a Deus para fazer teatro. Mas ele entendeu errado: em vez de ator, virei construtor de teatros”, brinca Fred.

PEÇAS DO NOVO TEATRO

As Aventuras do Dr. Botica
Grupo Giramundo
Sáb. e dom.: 16h. De 9 a 29/9. Ingr.:R$ 50.

A Bruxinha
Cia. Truks
Sáb. (8/10): 14h. Grátis.

O Senhor dos Sonhos
Cia. Truks
Dom. (9/10): 14h. Grátis.

Berenice
Grupo Morpheus
Qui.: (12/10): 14h. Grátis.

*

OFICINAS

Teatro de bonecos para pais e filhos
Sáb. (7/10): 11h. Grátis.

Construção de bonecos com jornal
Dom. (8/10): 11h. Grátis

*

ONDE: Shopping Metrô Tatuapé. R. Domingos Agostim, 91, Tatuapé.
Tel. 2090-7400.

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Translate »