• qui. abr 18th, 2024

Já pensou se o ar virasse água?

maio 23, 2016 #agua, #novidade
Compartilhe Boas Notícias

Chamado de Fontus, uma garrafa transforma o vapor d’água do ar em água potável

Para aproveitar a água em estado gasoso na atmosfera, uma startup austríaca desenvolveu um projeto capaz de transformar ar em água potável. Chamado de Fontus, o aparelho nada mais é que uma garrafa que transforma o vapor d’água em água prontinha para beber.

Pensado para os montanhistas e aventureiros em geral, que percorrem grandes distância sem fontes de água potável, o aparelho é uma solução pra lá de bem-vinda.

A transformação é simples. Por meio de um ventilador acoplado na garrafa, o ar do ambiente é aspirado, passa por um filtro especial que pressiona o ar para dentro. Com isso, ocorre uma fenômeno de condensação (mudança do gasoso para o líquido). Então, a umidade é armazenada na própria garrafa.

Dois modelos foram criados. A Fontus Airo, pode ser levado na mochila, mas precisa ser acoplada a um tapete solar que envolve a garrafa para funcionar. Já a Fontus Ryde fica na bicicleta e funciona pela energia das pedaladas e o sol.

Para os criadores, a atmosfera da Terra contém mais de 13 mil km³ de água não explorada. Quem acha que isso é novo, está enganado. A técnica de conseguir água pela umidade do ar é praticada há mais de 2 mil anos.

O projeto já arrecadou mais que o necessário pelo financiamento coletivo e as garrafas estarão prontas para comercialização a partir de abril de 2017. Os preços estão entre US$ 165 e US$ 250. Nos testes realizados, o aparelho produziu até meio litro de água potável em uma hora. A criação foi finalista do Prêmio Fundação James Dyson, que premia invenções sustentáveis capazes de tornar o dia a dia mais simples.

Texto adaptado do site Hypeness

 

Loading

Deixe um comentário