• qui. abr 18th, 2024

Kidzania, um lugar onde as crianças brincam e aprendem diversas profissões

Compartilhe Boas Notícias

KidZania oferece aos frequentadores mirins, na faixa dos 4 aos 14 anos, a chance de exercer profissões em uma cidade fictícia de 8 500 metros quadrados.

Sem a intervenção dos pais, eles escolhem quais funções pretendem praticar e utilizam uma moeda local, o kidZo, para pagar pelo aprendizado.

Por lá ocorrem simulações de casos enfrentados em hospitais, delegacias, cozinhas, laboratórios de ciências e até em uma cabine de avião. A entrada varia de 100 a 190 reais, dependendo do dia da semana, e o bilhete dá direito a cinco horas de permanência, em um dos dois turnos fixos. Adultos acompanhantes pagam um valor menor e não participam das brincadeiras, apenas aguardam em uma área à parte.

Ao cruzar o portão de entrada, que simula um aeroporto, o visitante mirim recebe um cheque de 50 kidZos. A aventura começa com uma ida ao banco para trocar o cheque por cédulas ou um cartão, usados para ingressar nos diversos estabelecimentos e insti-tuições da cidade. Estes tentam ser fiéis aos originais e incluem desde situações mais sérias, como cirurgias na emergência do hospital e resgate de vítimas de um prédio em chamas (com direito a passeio em um minicarro de bombeiro), até momentos mais prosaicos, a exemplo da produção de pizzas e hambúrgueres em um restaurante.

Vista geral: 8 500 metros quadrados no subsolo do Shopping Eldorado (Foto: Fernando Moraes)

É possível também participar de ações em um estúdio de música e em um teatro e produzir notícias em um jornal. As mais de setenta atividades duram por volta de 25 minutos cada uma. No caso de o dinheiro acabar antes do fim do período, é possível realizar funções remuneradas como, por exemplo, “trabalhar” em uma delegacia de polícia para levantar novamente o caixa.

Com quase três décadas de experiência no mercado de entretenimento, o empresário Emílio Medina, responsável por montar musicais como Hairspray e A Gaiola das Loucas, adquiriu os direitos de trazer o KidZania para o Brasil há quatro anos, quando conheceu a sede oficial da empresa, no México. Seu investimento por aqui gira em torno dos 50 milhões de reais. “A meta é recuperar esse valor nos próximos cinco anos”, afirma o “governador”, como é chamado no jargão da rede. Criado em 1999, o parque tem filiais em países como Chile, Japão, Portugal, Egito e Turquia.

► Metrópole mirim

Algumas opções para gastar ou mesmo “ganhar” dinheiro por lá:

Autoescola: aulas para tirar acarteira de motorista e praticar em uma minipista. Preço: 12 kidZos

Corpo de bombeiros: treinamento para participar de uma situação de resgate. Salário: 8 kidZos

Escola de culinária: ensino de receitas para ser degustadas na sequência. Preço: 10 kidZos

Delegacia: criação de grupos para patrulhar a cidade. Salário: 8 kidZos

Hospital: prestação de serviços médicos de cirurgia, maternidade e emergência. Salário: 10 kidZos

KidZânia @ Shopping Eldorado Av. Rebouças, 3970, Pinheiros – segundo subsolo Tel.: (11) 3995.4500 Funcionamento: 9h às 14h e das 15h às 20h, todos os dias Preços: criança R$ 120 / Adulto R$ 50, Idade: entre quatro e 14 anos

 

Loading

Deixe um comentário