Menino de sete anos ganha prêmio em concurso da NASA

2017-03-31-photo-00000050
Visualizado 953 vezes

João Paulo Guerra competiu com um jogo que ele mesmo desenvolveu, o Sonic World Space Settlement.

Nascido na cidade de São Paulo, João Paulo Guerra Barrera, de 7 anos, é o primeiro brasileiro a ganhar um prêmio da NASA. O garoto faturou no dia 24 de março o prêmio de Mérito Literário, na NASA Ames Space Settlement Contest. O concurso é anual e teve como tema estações espaciais. Concorreram 6.000 estudantes com idade entre 8 e 18 anos, de 25 países.

“A competição não permite crianças menores de 8 anos, mas João Paulo entrou pelo ano escolar. No Brasil ele está no terceiro ano fundamental, mas para o sistema educacional americano corresponde ao sétimo ano”, explica Margarida Guerra, mãe do menino.

Impulsionados por uma entrevista do cientista brasileiro que trabalha para a NASA, Ivan Lima, os pais de João Paulo buscaram informações sobre o concurso e, logo, inscreveram o garoto. João Paulo ganhou com o jogo, Sonic World Space Settlement, que ele mesmo desenvolveu.

O menino frequenta uma escola de programação na Zona Leste e com a ajuda do professor, Felipe Paquiele, desenvolveu o jogo como um complemento de seu livro. Sim, João Paulo escreveu um livro.

O livro No Mundo da Lua e dos Planetas conta a história de três crianças que viajam pelo espaço a bordo de um foguete feito de material reciclável. O autor mirim chama a atenção pela idade, porém as pessoas ficam ainda mais surpresas ao saber que o livro foi escrito em português e inglês.  João Paulo possui familiaridade com o idioma pois morou nos Estados Unidos por um ano e foi alfabetizado em inglês.

A família arcou com todas as despesas de produção, edição e tiragens. Contratou um ilustrador profissional, Jota Cabral, para desenhar os personagens da história. Foram 1 000 exemplares impressos, com lançamento no ano passado em um parque de São Paulo. Agora, João Paulo aguarda até maio para então viajar a NASA e discursar em frente à bancada de jurados. A premiação acontece de 24 a 29 de maio, em Saint Louis, Missouri.

Fonte: Veja

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Translate »