Menino de sete anos ganha prêmio em concurso da NASA

Visualizado 1.037 vezes
Menino de sete anos ganha prêmio em concurso da NASA
Avalie este conteúdo

João Paulo Guerra competiu com um jogo que ele mesmo desenvolveu, o Sonic World Space Settlement.

Nascido na cidade de São Paulo, João Paulo Guerra Barrera, de 7 anos, é o primeiro brasileiro a ganhar um prêmio da NASA. O garoto faturou no dia 24 de março o prêmio de Mérito Literário, na NASA Ames Space Settlement Contest. O concurso é anual e teve como tema estações espaciais. Concorreram 6.000 estudantes com idade entre 8 e 18 anos, de 25 países.

“A competição não permite crianças menores de 8 anos, mas João Paulo entrou pelo ano escolar. No Brasil ele está no terceiro ano fundamental, mas para o sistema educacional americano corresponde ao sétimo ano”, explica Margarida Guerra, mãe do menino.

Impulsionados por uma entrevista do cientista brasileiro que trabalha para a NASA, Ivan Lima, os pais de João Paulo buscaram informações sobre o concurso e, logo, inscreveram o garoto. João Paulo ganhou com o jogo, Sonic World Space Settlement, que ele mesmo desenvolveu.

O menino frequenta uma escola de programação na Zona Leste e com a ajuda do professor, Felipe Paquiele, desenvolveu o jogo como um complemento de seu livro. Sim, João Paulo escreveu um livro.

O livro No Mundo da Lua e dos Planetas conta a história de três crianças que viajam pelo espaço a bordo de um foguete feito de material reciclável. O autor mirim chama a atenção pela idade, porém as pessoas ficam ainda mais surpresas ao saber que o livro foi escrito em português e inglês.  João Paulo possui familiaridade com o idioma pois morou nos Estados Unidos por um ano e foi alfabetizado em inglês.

A família arcou com todas as despesas de produção, edição e tiragens. Contratou um ilustrador profissional, Jota Cabral, para desenhar os personagens da história. Foram 1 000 exemplares impressos, com lançamento no ano passado em um parque de São Paulo. Agora, João Paulo aguarda até maio para então viajar a NASA e discursar em frente à bancada de jurados. A premiação acontece de 24 a 29 de maio, em Saint Louis, Missouri.

Fonte: Veja

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Translate »