• qui. mar 28th, 2024

Na Austrália, população pega ônibus DE GRAÇA graças à energia solar

fev 19, 2016
Compartilhe Boas Notícias

Enquanto muitos brasileiros sonham com o transporte público gratuito (de qualidade, por favor!), na Austrália a população já usufrui do benefício.

O país é o primeiro do mundo a colocar nas ruas ônibus movidos à energia solar, que garantem tarifa zero para o serviço.

É que, sem gastos com combustíveis fósseis ou energia elétrica para o funcionamento da frota, fica muito mais fácil oferecer transporte gratuito para a população.

A ideia foi da empresa Adelaide Connector Bus, uma das maiores companhias de transporte público da cidade de Adelaide. É lá que estão rodando os primeiros ônibus solares da Austrália, equipados no teto com placas fotovoltaicas fornecidas pelo próprio Estado.

Com forte incidência solar, as placas produzem praticamente toda a energia necessária para a locomoção dos ônibus. Os outros 30% vêm dos freios dos veículos, que possuem sistema de frenagem capaz de transformar o impacto dos freios no asfalto em eletricidade.

Desde que começou a rodar, em fevereiro, a frota já percorreu mais de 60 mil quilômetros pelas ruas de Adelaide e evitou a queima de 14 mil litros de diesel na atmosfera.

Curtiu? Então, pega essa: além de gratuitos, os ônibus solares possuem wi-fi e ar-condicionado. É ou não é o sonho de qualquer passageiro? Na Austrália, já virou realidade e poderia virar também aqui no Brasil, um dos países com maior incidência solar do mundo.Não ia ser demais?

Veja no vídeo, abaixo, mais informações sobre o ônibus solar, batizado de Tindo.

Fonte: http://www.thegreenestpost.com/

Loading

Deixe um comentário