• sex. mar 29th, 2024

Pedir emprestado aproxima pessoas

mar 24, 2015 #felicidade
Compartilhe Boas Notícias

No Dia Internacional da Felicidade, contamos a história de uma iniciativa que busca resgatar a boa vizinhança

Quando foi a última vez que pediu para seu vizinho uma xícara de sal ou açúcar? Ou um copo d’água? Não se sinta estranho se sua resposta é não. Há quem defenda que a vida na sociedade contemporânea nos afasta de nós mesmos e que podemos estar distantes de nosso senso de comunidade. Hoje, Dia Internacional da Felicidade, parece contagiante espalhar uma boa nova que nos transforma e aproxima do mundo e das pessoas.

O Tem Açúcar é a versão brasileira de uma plataforma de empréstimos e doações entre vizinhos. A ferramenta online permite pedir emprestado e encontrar um vizinho nas redondezas que queria emprestar um abridor de lata, um furadeira ou um alicate. Depois, é deixar fluir o encontro, o espírito comunitário, a troca, as conversas e a interação muito além do campo virtual do computador, do tablet ou do smartphone.

A criadora do projeto, Camila Carvalho, acredita nos benefícios da economia colaborativa para as cidades., disse ter percebido o engajamento dos usuários e a divulgação da plataforma para diferentes bairros em diferentes localidades.

“Atualmente estou sozinha fazendo a plataforma com uma equipe de programadores que eu contratei com meu próprio dinheiro, pois muitas aceleradoras não quiseram investir pelo fato de o site não ter como objetivo principal o lucro. Por conta disso, a plataforma ainda tem alguns problemas decorrentes da falta de recurso financeiro como, por exemplo, a contratação de mais programadores e a realização de alterações e melhorias mais rapidamente”, disse em recente entrevista.

Na contramão da ideia de que a tecnologia afasta, iniciativas inspiradoras surgidas nos últimos anos, como o Tem Açúcar e, no exterior, o Nextdoor, o Peerby e o Potluck, provam que a sociedade está alerta para reviver nosso sentido de grupo. Se nenhum é uma ilha, a oferta de ferramentas que criem oportunidades de conhecer novas pessoas e busquem a humanidade no outro é caminho para uma vida mais feliz.

O Dia Internacional da Felicidade foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2012.

Loading

Deixe um comentário