• ter. abr 16th, 2024

Pesquisadora da Microsoft inventa relógio que controla o Parkinson

maio 19, 2017
Compartilhe Boas Notícias

A inspiração veio de Emma, uma jovem designer que ao ser diagnosticada com a doença teve que parar de desenhar.

Um simples relógio de pulso pode mudar a vida de cerca de 10 milhões de pessoas diagnosticadas com a Doença de Parkinson no mundo. Criado por Haiyan Zhang, diretora da divisão de Pesquisa e Inovação da Microsoft, o “Emma Watch” envia pulsos que “enganam” o cérebro e diminuem sensivelmente as vibrações causadas pela doença, ainda que elas não cessem completamente.

O protótipo é inspirado na história de Emma Lawton, uma jovem designer inglesa que foi diagnosticada com a doença antes de completar 33 anos. Por causa dos tremores, ela deixou de conseguir escrever e desenhar e, por isso, chegou a pensar em abandonar a profissão.

https://youtu.be/k9Rm-U9havE

Ao fazer parte do desenvolvimento deste produto, porém, Emma não só batizou o novo produto, mas também teve a oportunidade de voltar a assinar seu nome e desenhar linhas retas. “O dispositivo não para o meu tremor. A escrita não vai ser perfeita. Mas, meu Deus, é muito melhor”, falou Emma à Microsoft.

No caso de pessoas com Parkinson é comum que o cérebro entre em conflito pois precisa mandar, ao mesmo tempo, sinais para que a mão execute determinado movimento e também para que a mão pare de tremer.

O que o dispositivo é capaz de fazer é mandar impulsos ritmados, controlados por um aplicativo, para que seu cérebro não sinta a mão tremer e assim não entre neste looping. Não é uma cura, claro, mas como afirma a pesquisadora é uma “solução” rápida e emergencial para controlar os tremores.

Com o protótipo testado e aprovado, a equipe envolvida inicia o desenvolvimento do relógio, mas afirma que ainda há um longo caminho pela frente até que seja possível comercializá-lo.

Fonte: Casa Vogue

Loading