• qui. mar 28th, 2024

Por que Los Angeles está pintando o asfalto da cidade de cinza claro?

out 2, 2017
Compartilhe Boas Notícias

Tentando evitar temperaturas muito altas, o CoolSeal é um material feito para refletir o calor em vez de acumulá-lo.

Os ventiladores de teto e os aparelhos de ar condicionado conseguiram apenas aliviar os efeitos da sufocante onda de calor que atingiu o sul da Califórnia recentemente.

Foram dias em que a maioria dos moradores de Los Angeles desejaram morar em um dos bairros que há algumas semanas testa uma nova ideia para combater as altas temperaturas.

Trata-se do CoolSeal (“selo fresco”, em tradução livre), uma espécie de pintura de cor cinza claro que “refresca” o asfalto e que foi criada para combater o chamado fenômeno da “ilha de calor” urbana.

Concentração de calor

Não é de se estranhar que o projeto piloto para colocar à prova a eficácia do CoolSeal tenha começado na cidade de Los Angeles.

Cercada pelo deserto e coberta por milhares de quilômetros de asfalto, Los Angeles é um exemplo do efeito da ilha de calor, um fenômeno térmico que ocorre nas regiões urbanas por causa das bolsas de altas temperaturas, um efeito da combinação de cimento, asfalto, telhados escuros e escassez de árvores.

O prefeito da cidade, o democrata Eric Garcetti, quer reduzir a temperatura média em dois graus Celsius nos próximos 20 anos, segundo o jornal Los Angeles Times.

A aplicação de CoolSeal pode ser uma das soluções.

No momento, os resultados são animadores, disse à imprensa Greg Spotts, diretor-assistente do departamento de manutenção de ruas da prefeitura de Los Angeles.

“Vimos que, em média, uma zona pintada com CoolSeal é entre 8 e 9 graus mais fresca que o asfalto escuro no mesmo estacionamento”, disse Spotts.

Fonte: BBC

Loading