• sex. mar 29th, 2024

Prefeitura de Porto Velho inicia plantio de 3 mil novas árvores em calçadas

Compartilhe Boas Notícias

A estimativa é de que os plantios sejam finalizados até maio deste ano.

A Prefeitura de Porto Velho trabalha com a expectativa de iniciar na próxima segunda-feira, 18, o projeto paisagístico que prevê o plantio de três mil mudas de espécies diversas nas calçadas das principais vias da cidade. O trabalho iniciará pela avenida Farquar (calçada da Estrada de Ferro Madeira Mamoré) e na sequência, o plantio passará para outras ruas e avenidas entre elas a Calama, a Joaquim de Araújo Lima (antiga Abunã), Duque de Caxias, Sucupira, Imigrante e Mamoré.

“Nesta semana, a equipe que trabalhará nesse plantio receberá um treinamento sobre a legislação municipal que dispõe sobre as calçadas para depois ir a campo”, adiantou o coordenador municipal de Arborização, Denis Oliveira, da (Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

A equipe também será treinada no manuseio do equipamento adquirido pela Sema (cortador de piso) que será utilizado no trabalho. “Como é a primeira vez que vamos trabalhar com essa máquina, os servidores precisam saber como usar o equipamento”, disse.

Na segunda etapa, o plantio será feito nos 157 pontos de calçadas feitas pelo morador, que seguem o padrão da legislação municipal. No segundo semestre, está previsto o retorno do plantio às áreas de proteção ambiental.  As mudas utilizadas no projeto da prefeitura são espécies nativas que chegam a crescer em torno de 1,5 metros a 1,8 metros que atingem essa altura em três anos. “Esse é o tempo que é possível ver o resultado do trabalho que faremos agora, dando um novo aspecto visual à cidade”, explicou Denis Oliveira.

De acordo com o técnico da Sema, a vegetação urbana é importante porque desempenha funções necessárias à vida da cidade. E as árvores, por suas características naturais, proporcionam muitas vantagens ao homem que vive na cidade, sob vários aspectos como proporcionar bem-estar psicológico ao homem; proporcionar melhor efeito estético; proporcionar sombra para os pedestres e veículos; proteger e direcionam o vento; amortecer o som, amenizando a poluição sonora; reduzir o impacto da água de chuva e seu escorrimento superficial; auxiliar na diminuição da temperatura, pois, absorvem os raios solares; e refrescar o ambiente pela grande quantidade de água transpirada pelas folhas; ; melhorar a qualidade do ar; preservar a fauna silvestre.

Fonte: http://www.rondonianoar.com.br/

Loading

Deixe um comentário