Recife aprova lei que torna obrigatórias as coberturas verdes em edifícios com mais de 4 pavimentos

Recife-telhado-verde-750x360
Visualizado 2.275 vezes

Na esteira da aprovação da nova lei francesa que estipula a obrigatoriedade das coberturas verdes em qualquer nova edificação comercial construída em território nacional, a cidade de Recife aprovou na última segunda-feira, 13 de abril, uma lei semelhante, que obriga a implementação de vegetação na cobertura de qualquer novo edifício com mais de 4 pavimentos e área construída superior a 400 metros quadrados.

telhado-051

Visando aumentar a quantidade de áreas verdes e reduzir o efeito de ilha de calor, a Câmara Municipal da quinta maior cidade brasileira sancionou a Lei Municipal 18.112/2015, que estipula diretrizes para o plantio de gramas, hortaliças, arbustos, arbusto e árvores de pequeno porte nas lajes dos edifícios.

A nova lei também prevê a construção de reservatórios para a captação de água pluvial em novas edificações comerciais e residenciais que tenham mais de 500 metros quadrados de projeção e mais de 25% do terreno impermeabilizado. A água captada pode ser usada para a descarga nos banheiros, regar as plantas ou lavar as calçadas, além disso, os reservatórios de retardo ajudar a evitar alagamentos, retendo temporariamente parte da água para que o sistema de drenagem urbano não seja sobrecarregado.

Outra mudança que a lei estipula é o recuo frontal de dois metros em qualquer nova edificação adjacente a alguma das 340 praças e parques da capital, espaço que será usado para o plantio de árvores.

Acesse a Lei Municipal 18.112/2015 aqui.

Fonte: http://www.archdaily.com.br/

 

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Seja o primeiro a comentar Assunto: "Recife aprova lei que torna obrigatórias as coberturas verdes em edifícios com mais de 4 pavimentos"

Deixe um comentário

Translate »