• qua. abr 24th, 2024

Salvador da dia de folga para servidor que for trabalhar de bicicleta

mar 28, 2017
Compartilhe Boas Notícias

Medida foi publicada nesse mês, no Diário Oficial do Município. Ação é da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação.

O servidor municipal da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), em Salvador, que for ao trabalho de bicicleta, poderá ganhar folga, segundo uma publicação feita no dia 9/3, no Diário Oficial do Município. O objetivo do projeto piloto da Secis é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte urbano na capital baiana.

A secretaria detalha que o servidor público que se deslocar de bicicleta da própria residência até o trabalho, durante 15 dias úteis por mês, terá abono mensal de um dia de serviço. A resolução tem como base a Lei 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU).

A medida também tem como objetivo integrar o transporte urbano não motorizado ao cotidiano da cidade e promover o desenvolvimento sustentável na capital. O decreto pode ser visto no site do Diário Oficial.

Para receber o benefício, o servidor deve comprovar o deslocamento por meio de uma declaração. No documento, vão constar os dias em que ele utilizou a bicicleta para ir ao trabalho, as assinaturas do beneficiado e do servidor encarregado de exercer a fiscalização do uso da bicicleta.

Após o procedimento, o documento deverá ser encaminhado à Coordenadoria Administrativa da secretaria até o quinto dia útil do mês subsequente. A folga será previamente autorizada pela chefia do servidor.

Áreas para pedalar
A capital baiana possui 145,04 km de três tipos de áreas para os ciclistas. Conforme a Secis, em Salvador são 32,50 km de ciclofaixas, 59,24 km de ciclorotas e 53,40 km de ciclovias. A ciclovia é a via para ciclista que é segregada por uma mureta ou outro tipo de limite (não é permitido o transito de veículos motorizados); a ciclofaixa é a via para ciclistas que é pintada com a delimitação do espaço (também não é permitido o transito de veículos motorizados), e a ciclorota é uma área compartilhada entre veículos e ciclistas, onde o ciclista e o condutor de veículos devem ter mais atenção. Geralmente são colocadas para ligar duas ciclovias ou duas ciclofaixas.

Fonte: G1

Loading