Semana Mundial da Amamentação enfatiza benefícios da prática para crianças.

Visualizado 1.498 vezes
Semana Mundial da Amamentação enfatiza benefícios da prática para crianças.
Avalie este conteúdo

Evento vai até esta quinta-feira; tema destaca relação entre o aleitamento materno e o alcance das Metas de Desenvolvimento do Milênio.

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York*

É celebrada até esta quinta-feira a Semana Mundial da Amamentação. O diretor-executivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, disse que “dar a todas as crianças um começo de vida melhor surge com a amamentação”.

Anthony Lake mencionou ainda que o aleitamento materno é uma das formas “mais simples, inteligentes e com melhor relação custo-benefício de apoiar crianças mais saudáveis, famílias mais fortes e crescimento sustentável”.

Metas de Desenvolvimento 

Esta semana destaca o “papel vital” que o aleitamento materno tem na vida das crianças e a importância fundamental de promover esta prática.

Segundo o chefe da agência, o tema da celebração este ano, “Amamentação – uma Meta Vitoriosa – para a Vida!”, em tradução livre para o português, enfatiza a ligação entre o ato e o alcance das Metas de Desenvolvimento do Milênio.

Ele menciona que esta conexão é especiamente clara em relação à meta quatro, que envolve reduzir a mortalidade infantil. Lake diz ainda que desde 1990, o número de crianças com menos de cinco anos que morrem de causas evitáveis caiu 47%. No entanto, quase 7 milhões de crianças morrem todos os anos, mais de 40% delas são recém-nascidos.

Prevenção

De acordo com o diretor-executivo do Unicef, a amamentação imediata, na primeira hora desde o nascimento, pode prevenir 20% “destas mortes desnecessárias”. Isto seria mais de 500 mil menores todos os anos e mais de 1,5 mil por dia.

Lake afirmou ainda que mais do que ajudar as crianças a sobreviver, o aleitamento materno tem benefícios por toda a vida. Lake disse que a prática reduz os riscos de desnutrição na primeira infância e obesidade mais tarde na vida. Ele mencionou também as vantagens para o desenvolvimento cerebral, o que pode ajudar a prevenir o nanismo.

Dados

Segundo o Unicef, apesar dos benefícios comprovados, menos de 50% dos recém-nascidos no mundo são amamentados em sua primeira hora de vida. E apenas 38% das crianças com menos de seis meses são alimentadas exclusivamente pelo leite materno durante esse tempo.

Ainda de acordo com o Fundo,  aconselhamento, educação e apoio podem aumentar os índices de aleitamento materno exclusiva entre crianças com menos de seis meses de idade em até 90%. O órgão afirma ainda que a amamentação para mães que vivem com HIV é atualmente mais segura graças a tratamento medicamentoso eficaz.

*Apresentação: Mônica Villela Grayley.

Fonte: http://www.unmultimedia.org/

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Seja o primeiro a comentar Assunto: "Semana Mundial da Amamentação enfatiza benefícios da prática para crianças."

Deixe um comentário

Translate »