• ter. mar 19th, 2024

Tatuadores do DF usam técnica 3D para reconstruir seio de mulheres que tiveram câncer

out 20, 2017
Compartilhe Boas Notícias

Profissionais recriam aréola e mamilo; projeto também cobre cicatriz de mastectomia com desenhos delicados. Trabalho é gratuito; saiba como se inscrever.

Uma iniciativa de tatuadores do Distrito Federal está ajudando a resgatar a autoestima de mulheres que venceram a luta contra o câncer de mama. Com o uso de técnicas realistas, com variação de sombras e cores, a tatuagem 3D (em três dimensões) permite que os profissionais redesenham o mamilo e a aréola do seio de quem passou por cirurgia para a retirada de tumor.

A cada “Outubro Rosa”, a ação se intensifica e as interessadas podem se inscrever, de graça, pela internet. O único critério, é o atestado médico que dá a indicação para o procedimento. “Parece que o mamilo está saindo da pele”, dizem algumas mulheres.

Micropigmentação paramédica

A aposentada Márcia Mendes, de 52 anos, foi uma das mulheres atendidas pelo projeto. Aos 39, ela foi diagnosticada com câncer na mama esquerda. A cirurgia de mastectomia – retirada da mama – aconteceu em menos de 30 dias após a identificação da doença. E, mesmo com a implantação da prótese de silicone para dar uma nova forma ao local mutilado, ela diz que a “autoestima não estava completa”.

Para Márcia faltavam os detalhes do mamilo e aréola do seio. A vontade de se olhar novamente no espelho só veio após o procedimento com um dos tatuadores. Segundo ela – que até então nunca teve uma tatuagem – a satisfação foi tanta que decidiu também cobrir a cicatriz da mastectomia com um desenho.

Curada do câncer e agora com uma tatuagem, a aposentada ajuda a divulgar a enunciativa de “micropigmentação paramédica” – como é conhecida a técnica – e leva até outras mulheres o que ela considera essencial: autoestima e informações sobre prevenção.

Quem faz acontecer

O tatuador Cleison Rosa Leite, mais conhecido como PH Tatoo, é um dos profissionais que está à frente da iniciativa. Há sete anos ele começou, de forma independente e gratuita, a atender as mulheres que foram submetidas à mastectomia.

“Tudo começou com o procedimento em uma amiga que superou a doença mas, durante o tratamento, ela perdeu parte da mama”, lembra PH.

A recompensa, diz o tatuador, é “ver no outro o sentimento de realização”.

tatoo-2-5980522
Tatuador Cleison Leite (de máscara) atende mulher que fez procedimento de micropigmentação dos mamilos (Foto: Arquivo pessoal)

Outros tatuadores

Depois da primeira experiência, PH se uniu a outros profissionais e há três anos o grupo participa do “Brasília Tatoo Festival”. A convenção de tatuagem, uma das maiores do Brasil, reúne no Distrito Federal tatuadores de todo o mundo em busca de divulgação da arte e também de “fazer o bem”.

Este ano, o evento acontece de 3 a 5 de novembro no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. Apesar do custo do ingresso para o público em geral (R$ 25 – meia), a tatuagem para cobertura de cicatriz em mulheres mastectomizadas e para reconstituição da aréola e mamilos é de graça.

Além da gratidão das mulheres atendidas, com o trabalho em benefício de alguém, PH teve também o reconhecimento da equipe médica. Atualmente o tatuador ministra cursos para médicos interessados em aplicar a técnica em pacientes imediatamente após a cirurgia de implantação de prótese mamária.

f16aec77-e4dd-4f20-b5c6-1066bc496da5-4807131
Medicamento é usado no tratamento de câncer de mama, diagnosticado após exame de mamografia (Foto: Carla Cleto/Governo de Alagoas)

 

Serviço
Inscrições para micropigmentação mamária podem ser feitos no site do evento. Vagas são limitadas a até 30 mulheres. Dia e hora a combinar.
O procedimento é gratuito e precisa de indicação médica.

Fonte: G1

Loading