• qua. abr 24th, 2024

Tesla Powerwall: Chegaram as baterias para as casas

Compartilhe Boas Notícias

A área da energia tem vindo a despertar o interesse das mais diversas empresas.

Depois de vários rumores, Elon Musk apresentou finalmente a sua nova invenção que dá pelo nome de Tesla Powerwall e que consiste  numa “super” bateria que tem a capacidade para fornecer energia a uma casa inteira.

Foi no passado dia 30 de Abril que Elon Musk, um dos principais responsáveis pelo grande desenvolvimento e sucesso que a empresa Tesla tem vindo a alcançar no sector dos carros eléctricos, apresentou mais uma invenção, as baterias Tesla Powerwall.

Apesar de actualmente poderem existir várias fontes de energia, os utilizadores não têm muitas opções no que se refere ao armazenamento da mesma.

Existem dois modelos destas “super baterias”. Um modelo de 7 kwh, que oferece uma autonomia de cerca de 3h30, e outro modelo de 10kWh que garante uma autonomia na ordem das 5h.

De salientar que os modelos têm uma potência contínua de 2kW podendo ir até aos 3,3 Kw.

A energia pode ser proveniente de painéis solares ou então da rede eléctrica tradicional (por exemplo, aproveitando os períodos em que a energia é mais barata).

Especificações

De acordo com informação publicada no próprio site da empresa, tratam-se de baterias iões de lítio recarregáveis que têm o tamanho de um pequeno frigorífico e podem ser instaladas, por exemplo, numa garagem, num compartimento com os requisitos necessários ou até mesmo numa parede.

Estas baterias têm 10 anos de garantia, pesam cerca de 100 Kg e pode operar em ambientes com temperaturas entre os –20 graus e os 43 graus.

De acordo com Elon Musk, as Powerwall representam “uma transformação fundamental em como a energia é distribuída pelo planeta”. Relativamente aos preços sabe-se que a de 7 kWh terá um custo base de US$ 3.000 enquanto a versão de 10 kWh será vendida por US$ 3.500. As primeiras unidades começarão a ser distribuídas nos Estados Unidos já em Setembro.

Com a lei do auto consumo, em que os consumidores têm painéis para produzir a sua própria energia, existia o problema da energia ter de ser consumida “na hora”. Agora, com este produto, passa a existir uma solução para o seu armazenamento, podendo a energia ser obtida durante o dia e consumida apenas à noite.

Loading

Deixe um comentário