• ter. abr 23rd, 2024

1ª cidade eco inteligente vai ser erguida em Cancún

nov 25, 2019
Compartilhe Boas Notícias

Projetada pelo arquiteto italiano Stefano Boeri, a primeira cidade eco inteligente do mundo deverá ficar pronta em 2026. A iniciativa é inspirada na civilização maia e será localizada a cerca de 100 km de Cancún, no México.

O empreendimento terá uma área de 577 hectares. Destes, 400 serão destinados a parques e espaços verdes. O objetivo é criar uma cidade autossuficiente, inspirada nas cidades-floresta da civilização maia. A região quer se tornar uma espécie de Vale do Silício sustentável, com um polo dedicado à inovação, universidades, centros de pesquisa e empresas interessadas em diminuir seu impacto no planeta.

Painéis solares instalados no entorno da área urbana serão responsáveis pelo fornecimento de energia, enquanto uma usina de dessalinização deverá prover os habitantes com água potável. A estimativa é que o espaço possa receber até 120 mil pessoas.

Para chegar ao centro da cidade, os únicos meios de transporte possíveis serão barcos, lanchas ou carros elétricos. Entretanto, trens e veículos à combustão terão acesso permitido até a entrada da urbe.

A geração de lixo também é levada a sério na chamada Smart Forest City. A proposta é que os resíduos sejam todos reciclados ou reutilizados.

Os moradores ainda terão um auxílio da tecnologia para usufruir ao máximo das possibilidades ecológicas da cidade. Com sensores instalados nas residências, será possível reunir e armazenar dados sobre o consumo. De posse dessas informações, os habitantes podem escolher quais os melhores horários para usar seus equipamentos eletrônicos – e, com isso, economizar energia.

A escolha do arquiteto responsável por levar a cabo o projeto do grupo imobiliário Karim’s não foi por acaso. Stefano Boeri ficou conhecido por ser o criador do famoso Bosco Verticale, um edifício sustentável em Milão.

Fonte: Hypeness

Loading