Bom Exemplo

27 franquias irão empregar moradores de rua em São Paulo

Compartilhe Boas Notícias

A Associação Brasileira de Franchising anunciou, na ABF Franchising Expo, a adesão de mais redes ao programa Trabalho Novo, da Prefeitura de São Paulo.

Quase 30 redes de franquia seguirão um posicionamento adotado recentemente pela rede McDonald’s: empregarão moradores de rua como parte do programa Trabalho Novo, da Prefeitura de São Paulo.

A adesão à iniciativa foi anunciada durante a cerimônia de abertura da 26ª edição da ABF Expo Franchising. A feira, organizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), começou ontem e vai até o próximo sábado (de 21 a 24 de junho).

O Trabalho Novo foi um dos primeiros programas elaborados pela gestão de João Doria na Prefeitura de São Paulo. Em março, a rede McDonald’s anunciou sua adesão, prometendo contratar 100 candidatos.

De acordo com o prefeito, que discursou na abertura da feira, a iniciativa possui uma taxa de atrito de 5%. Ou seja, 95% das pessoas em situação de rua que são contratadas possuem boa aceitação no programa.

“Essas pessoas são muito bem recebidas pelos profissionais dessas empresas. Possuem um empenho que faz deles profissionais exemplares, ainda que começando nas funções mais simples”, disse o prefeito. “As pessoas tem no emprego a chance de cidadania e de uma vida vida melhor.” Saiba mais: Moradores de rua sofrem cultura de exclusão, diz missionário

Ao todo, 27 franqueadoras se comprometeram com o projeto: Alphagraphics, Ambev – Chopp Brahma Express, Boali, Bob’s, Centro Britânico, Chilli Beans, China in Box, CNA, Dia%, Dídio Pizza, Divino Fogão, Fast Frame, Fran’s Café, Gendai Japanese Fast Food, Giraffas, Habib’s, Jani-King, McDonald’s, Moldura Minuto, Nutty Bavarian, Onodera Estética, Patroni Pizza, Ragazzo, Rei do Mato, Sóbrancelhas, Sorridents e Vivenda do Camarão.

A expectativa da ABF é que 1.000 oportunidades de trabalho sejam geradas neste ano apenas com a adesão dessas franqueadoras ao Trabalho Novo.

O projeto é feito em parceria com a ONG Rede Cidadã, que busca a transformação social por meio da integração entre vida e trabalho. A organização será responsável por selecionar e preparar as pessoas em situação de rua, por meio de capacitação socioemocional, regularização da documentação e triagem de candidatos.

Já as franqueadoras deverão oferecer a preparação dos candidatos para suas funções, como costuma ocorrer em todas as unidades franqueadas. Por fim, a Prefeitura de São Paulo será responsável por oferecer vagas em dormitórios.

“Queremos tirar aquelas pessoas que estão vivendo em situações adversas, completamente excluídos da sociedade, para abriga-los, prepara-los psicologicamente e, na sequência, dar o preparo para que eles virem profissionais”, disse Doria.

Para redes de franquias que também queiram aderir, basta contatar a ABF.

Fonte: Exame

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago