• ter. abr 16th, 2024

3 motivos para você gerar a sua energia através de um painel solar

dez 16, 2020
Compartilhe Boas Notícias

Até poucos anos atrás, gerar a própria energia elétrica era algo impensável para a maioria de nós consumidores.

Foi então que, em 2012, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) regulamentou a chamada Geração Distribuída de energia.

Desse momento em diante, qualquer pessoa ou empresa conquistou o direito de produzir a energia que consome por meio de geradores movidos por fontes de energia renováveis.

O resultado foi um número cada vez maior de consumidores instalando seus geradores e se libertando dos preços das distribuidoras.

Hoje, já são mais de 353.000 deles, e esse número continua subindo.

Mas afinal, por que gerar a própria energia? E por que com um painel solar?

Veja os 3 principais motivos abaixo:

#1 Inflação Energética

Energia elétrica é algo essencial para qualquer um de nós, e ela está cada vez mais cara no Brasil.

Além dos reajustes periódicos nas já onerosas tarifas das distribuidoras, ainda existe a constante crise de fornecimento pelas hidrelétricas do país, responsáveis por 60% da produção nacional.

O resultado, como todos sabem, são as bandeiras tarifárias, cobranças adicionais utilizadas para custear a geração reserva por meio de termelétricas, mais caras e poluentes.

Como se isso não fosse suficiente, ainda existe a pesada tributação no Brasil que também afeta a conta de luz dos seus milhões de consumidores.

A qual, aliás, ficará mais pesada devido aos impactos da pandemia sobre o setor elétrico nacional, que criaram dívidas a serem pagas por todos os consumidores a partir de 2021.

Juntos, todos esses fatores anunciam anos difíceis pela frente para quem paga a conta de luz.

Exceto, claro, para aqueles que já produzem a sua própria energia.

#2 Fonte Abundante e Inesgotável

Depender da rede elétrica no Brasil é depender da produção das hidrelétricas que, como sabemos, está em crise já por um bom tempo.

Seja você um cético sobre as mudanças climáticas ou não, o fato inegável é que os períodos de chuva nas regiões das bacias hidrelétricas do país estão mais curtos a cada ano.

Algo que não acontece com o sol, sempre presente e constante a cada novo dia.

O Brasil é um dos países com maior disponibilidade de luz solar e, mesmo se todos utilizassem um painel fotovoltaico, ela ainda seria bem mais do que suficiente para atender nossa demanda.

E não pense que a tecnologia depende apenas de dias de céu aberto para funcionar, pois o painel gera energia até em dias nublados e chuvosos, porém em menor quantidade, claro.

Mesmo quando comparada a outras tecnologias para geração elétrica distribuída, como os aerogeradores, os sistemas de energia solar ainda são a opção com retorno mais garantido.

Não é à toa que mais 99% dos geradores distribuídos no país são de sistemas fotovoltaicos, segundo os dados da Aneel.

#3 Sustentabilidade

Por fim, mas não menos importante, existe a questão do momento: sustentabilidade.

A geração de energia elétrica é, em todo o mundo, uma das maiores responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa (GEE).

Mesmo no Brasil, que possui uma das matrizes elétricas mais limpas do mundo, os níveis ainda são alarmantes.

Em 2019, foram 418 milhões de toneladas de GEE emitidas pelo setor elétrico do país.

Ao instalar um sistema solar você corta o seu vínculo com esse cenário de poluição e contribui para a descarbonização do setor elétrico do nosso país.

Pois, além de produzir sua energia de forma 100% limpa, os projetos fotovoltaicos instalados em imóveis apresentam praticamente nenhum impacto ao meio ambiente.

É economia no seu bolso e sustentabilidade para você, sua família e todos os brasileiros.


Fonte: https://thegreenestpost.com/3-motivos-para-voce-gerar-a-sua-energia-solar/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Loading