• ter. abr 23rd, 2024

3 Tecnologias para Deixar Sua Casa mais Econômica e Sustentável

jan 30, 2021
Compartilhe Boas Notícias

Arcar com as despesas de uma residência não é uma tarefa fácil.

Contas básicas, como luz e água, já consomem boa parte do orçamento de milhões de moradores brasileiros.

Para piorar, existe ainda a nuvem negra da inflação que paira sobre o país e torna essa despesa um fardo cada vez mais pesado aos nossos bolsos.

Somente na tarifa energética, o aumento do preço foi de mais de 230% nos últimos 18 anos!

Mas existe uma saída para esse problema.

Hoje, diferentes tecnologias permitem a você não só reduzir drasticamente o valor dessas contas, como também tornar o seu consumo e o de sua família muito mais sustentável.

Confira abaixo as 3 melhores soluções verdes para a sua casa

#1 Sistemas Fotovoltaicos

Em primeiro lugar, quem busca como economizar energia em casa precisa conhecer a tecnologia verde que mais cresce hoje no Brasil: os sistemas de energia solar fotovoltaica.

Capazes de transformar a luz do sol em energia limpa, eles conseguem atender até 100% do consumo da sua casa e ainda te proteger da inflação energética.

Tudo isso por mais de 25 anos, vida útil padrão do painel solar.

Os sistemas fotovoltaicos são relativamente novos no Brasil, tendo seu início a partir de 2012 com a regulação da geração distribuída de energia, promulgada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Desde então, seu crescimento foi exponencial e, hoje, a tecnologia já faz parte da vida de quase 399 mil brasileiros.

A popularização também puxou uma forte queda dos custos dos sistemas no Brasil, os quais estão mais acessíveis e contam ainda com linhas de financiamento atrativas.

#2 Aquecedor Solar

Outra tecnologia que utiliza o sol, mas que já está a muito mais tempo difundida no Brasil, é a dos aquecedores solares térmicos.

Através de placas coletoras, a tecnologia capta o calor do sol para aquecer a água de cozinhas e banheiros como alternativa aos aquecedores elétricos, grandes vilões da conta de luz.

Embora não traga uma redução na conta de luz tão alta quanto a dos geradores fotovoltaicos, a tecnologia ainda se mostra atrativa, especialmente para famílias com alto consumo de água.

Por outro lado, seus custos de instalação são menores e ela ainda pode ser utilizada em conjunto com os sistemas fotovoltaicos, aumentando a rentabilidade de ambos.

#3 Cisterna

Finalmente, uma cisterna pode não só reduzir as despesas de sua casa, como também ajuda no consumo consciente daquele que é o nosso recurso natural com maior perigo de escassez: a água.

Captação da água da chuva é coisa antiga, mas novos modelos estão popularizando o uso residencial de cisternas por não necessitarem de obras para a sua instalação.

Compactos e feitos de fibra ou plástico, eles permitem captar a água da chuva diretamente do telhado, com proteção contra o acúmulo de sujeira ou contaminação pelo mosquito da dengue.

A água em reserva pode ser utilizada em uma variedade de tarefas, como lavagem de calçadas ou quintais, lavagem de carro, rega de plantas ou mesmo para a descarga de privadas.

Fonte: https://thegreenestpost.com/3-tecnologias-para-uma-casa-mais-economica-e-sustentavel/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Loading