3º Encontro Proler estimula o prazer da leitura

3º Encontro Proler estimula o prazer da leitura
Avalie este conteúdo

Evento terá programação para crianças e capacitação de educadores e mediadores de leitura

Santa catarina –

Nos dias 21 e 22 de maio, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promove o 3º Encontro Regional do Proler: Tecendo Histórias. O evento, criado para atrair e estimular novos leitores e para incentivar a formação de mediadores de leitura, terá palestras e oficinas, e ainda, uma programação exclusiva para crianças, o Prolerzinho. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 19 de maio.

O encontro abre no dia 21 com a palestra de Flávio Stein, escritor, músico e diretor teatral, que abordará a “Mediação de Leitura: um exercício contínuo”.  No dia 22, os convidados são Alexandre Huady Torres Guimarães e Valeria Bussola Martins, professores da Universidade Mackenzie, que vão tratar do tema “Lendo o Mundo: A Construção de Sentidos”.  As palestras ocorrem às 19h, no bloco F4, Campus Itajaí.

Para o “Prolerzinho – Folia dos Livros” estão programadas contações de histórias, oficinas de fotografia e de percussão, mostra de cinema infantil, exposição do artista Portinari e sobre a nova ortografia, mostra de banners e fotos das ações desenvolvidas pelo Proler e pelo Núcleo das Licenciaturas nas escolas, e ainda, uma biblioteca ambulante com obras infantis e adultas. As atividades do Prolerzinho contam com a parceria do SESC, do grupo Contarte e da Biblioteca Municipal de Itajaí. As atrações ocorrerão das 8h às 17h, no Bloco F4, Campus Itajaí.

Durante os dois dias de evento, professores, mediadores de leitura, bibliotecários, agentes de bibliotecas que atuam nas redes de ensino da região, terão a oportunidade de participar de oficinas gratuitas sobre leituras plurais, nas suas mais diversas formas de linguagens, como literatura em libras, texto dramático, recursos lúdicos, e contação de histórias orais e digitais.

As atividades estarão distribuídas pelos campi Itajaí, Piçarras, Tijucas e Biguaçu, na Biblioteca Municipal de Itajaí e na Escola de Educação Básica Presidente João Goulart, em Balneário Camboriú.

O encontro marca o terceiro ano de existências do Comitê Regional do Proler na universidade. O Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) é um projeto de valorização social da leitura e da escrita vinculado à Fundação Biblioteca Nacional e ao Ministério da Cultura.

As inscrições para o 3º Encontro do Proler são feitas pelo site www.univali.br/eventos , no link Licenciatura, são isentas de taxas, e encerram-se no dia 19 de maio. No endereço eletrônico também está à programação completa do evento.

Outras informações: (47)3341-7919, Núcleo das Licenciaturas.

por Ana Paula Bazi
Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Seja o primeiro a comentar Assunto: "3º Encontro Proler estimula o prazer da leitura"

Deixe um comentário

Translate »