3º Encontro Proler estimula o prazer da leitura

Compartilhe Boas Notícias

Evento terá programação para crianças e capacitação de educadores e mediadores de leitura

Nos dias 21 e 22 de maio, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promove o 3º Encontro Regional do Proler: Tecendo Histórias. O evento, criado para atrair e estimular novos leitores e para incentivar a formação de mediadores de leitura, terá palestras e oficinas, e ainda, uma programação exclusiva para crianças, o Prolerzinho. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 19 de maio.

O encontro abre no dia 21 com a palestra de Flávio Stein, escritor, músico e diretor teatral, que abordará a “Mediação de Leitura: um exercício contínuo”.  No dia 22, os convidados são Alexandre Huady Torres Guimarães e Valeria Bussola Martins, professores da Universidade Mackenzie, que vão tratar do tema “Lendo o Mundo: A Construção de Sentidos”.  As palestras ocorrem às 19h, no bloco F4, Campus Itajaí.

Para o “Prolerzinho – Folia dos Livros” estão programadas contações de histórias, oficinas de fotografia e de percussão, mostra de cinema infantil, exposição do artista Portinari e sobre a nova ortografia, mostra de banners e fotos das ações desenvolvidas pelo Proler e pelo Núcleo das Licenciaturas nas escolas, e ainda, uma biblioteca ambulante com obras infantis e adultas. As atividades do Prolerzinho contam com a parceria do SESC, do grupo Contarte e da Biblioteca Municipal de Itajaí. As atrações ocorrerão das 8h às 17h, no Bloco F4, Campus Itajaí.

Durante os dois dias de evento, professores, mediadores de leitura, bibliotecários, agentes de bibliotecas que atuam nas redes de ensino da região, terão a oportunidade de participar de oficinas gratuitas sobre leituras plurais, nas suas mais diversas formas de linguagens, como literatura em libras, texto dramático, recursos lúdicos, e contação de histórias orais e digitais.

As atividades estarão distribuídas pelos campi Itajaí, Piçarras, Tijucas e Biguaçu, na Biblioteca Municipal de Itajaí e na Escola de Educação Básica Presidente João Goulart, em Balneário Camboriú.

O encontro marca o terceiro ano de existências do Comitê Regional do Proler na universidade. O Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) é um projeto de valorização social da leitura e da escrita vinculado à Fundação Biblioteca Nacional e ao Ministério da Cultura.

As inscrições para o 3º Encontro do Proler são feitas pelo site www.univali.br/eventos , no link Licenciatura, são isentas de taxas, e encerram-se no dia 19 de maio. No endereço eletrônico também está à programação completa do evento.

Outras informações: (47)3341-7919, Núcleo das Licenciaturas.

por Ana Paula Bazi

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago