Sustentabilidade

5 fatores que influenciam no preço final do seu projeto de energia solar

Compartilhe Boas Notícias

Economizar na conta de luz é uma realidade para cada vez mais brasileiros que instalam sistemas de energia solar fotovoltaica.

Segundos os dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), já são quase 333 mil micros e minigeradores com painel solar por todo o país.

Com mais de 25 anos de vida útil, a tecnologia atrai os consumidores ao garantir uma economia mensal que pode chegar aos 95%, tanto em pequenas como em grandes propriedades.

No entanto, para proporcionar essa redução na conta de luz o sistema deve ser projetado exclusivamente para cada imóvel.

O dimensionamento requer a análise de alguns pontos que influenciam diretamente no preço final do projeto.

Confira abaixo os 5 principais deles:

#1 Consumo elétrico

Para proporcionar a máxima economia na conta de luz, um sistema solar deve ser capaz de atender a todo o consumo elétrico do imóvel, seja uma casa, empresa, agronegócio ou indústria.

Portanto, quanto mais energia esse imóvel consumir, maior será o tamanho do sistema necessário para suprir essa demanda.

Então a quantidade de placas solares e demais equipamentos do kit de energia solar deve ser corretamente calculados para que a potência final do sistema seja suficiente.

Por fim, o tamanho final do sistema também irá determinar a quantidade de mão de obra (instaladores) necessária na instalação.

Tudo isso impacta diretamente no custo final do projeto fotovoltaico.

#2 Radiação solar local

Embora seja a mais abundante entre as fontes de energia renováveis disponíveis no Brasil, a luz solar não se apresenta de forma igual em todas as partes do país.

Dessa forma, a quantidade de energia gerada por uma placa solar não será a mesma em qualquer região, pois está diretamente associada à quantidade de luz que ela irá receber.

Então, durante o dimensionamento, a radiação solar local será um dos principais fatores analisados e irá impactar diretamente no tamanho final do painel fotovoltaico.

Isto é, quanto menos luz disponível, maior pode ser a quantidade de placas necessárias para gerar toda a energia consumida no imóvel e vice-versa.

#3 Direção e inclinação do telhado

Outro fator relacionado à quantidade de luz que chega no painel solar é a direção e inclinação do telhado.

A direção ideal para as instalações solares no Brasil é o Norte, assim como em todos os países do hemisfério Sul, com o oposto em países do hemisfério boreal.

Já o ângulo de inclinação ideal do telhado deve ser o mesmo da latitude onde está localizado o imóvel, ou menor.

Assim, quando necessário, a correção da direção e do ângulo do painel solar é feita através de estruturas de suporte que, em alguns casos, impactam no valor final do sistema.

#4 Sombreamento

Sombras que podem ocorrer sobre o painel solar também são um fator analisado no dimensionamento.

Algo que influencia o seu tamanho e, consequentemente, o preço final do projeto.

Prédios, árvores, postes e quaisquer outros elementos que possam projetar sombreamento sob as placas devem ser considerados na hora de execução do projeto.

Nesse caso, as perdas de geração devido ao sombreamento sobre o painel, mesmo que momentâneas, podem acarretar no uso de mais placas e maior custo do sistema.

#5 Tipo de telha e estrutura do telhado

Por fim, o último fator que impacta no valor da instalação de energia solar é o tipo de telha e estrutura do telhado que receberá o painel.

Os diferentes tipos de telhados, como metálico, fibrocimento ou cerâmico, demandam diferentes tipos de suporte para placa solar e materiais para sua fixação.

A estrutura de fixação do painel solar, tanto para telhados como para montagem sobre o solo, é um item fundamental da instalação de energia solar.


Fonte: https://thegreenestpost.com/gerador-solar-5-variaveis-no-custo-do-seu-projeto/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

5 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

5 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago