Saúde

6 maneiras naturais de combater a ansiedade

Compartilhe Boas Notícias

A ansiedade pode ser um sentimento pontual, que ocorre próximo a eventos que provocam medo ou expectativa. No entanto, existe também o Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG) que, segundo o médico Dr. Dráuzio Varella, pode vir acompanhada de sintomas como: fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular, perturbação no sono, entre outras coisas.

Para esses casos mais extremos, é necessário o acompanhamento médico e tratamento individual. No entanto, existem algumas opções naturais para aliviar a ansiedade.

O CicloVivo se inspirou em uma lista criada pelo site TreeHugger para mostrar que itens simples podem influenciar diretamente a saúde e reduzir os sintomas deste distúrbio. Veja abaixo quais são eles:

Lavanda

O óleo essencial de lavanda tem efeito muito positivo quando usado para a aromaterapia e em massagens. A planta ajuda a reduzir os níveis de cortisol no organismo, proporcionando melhor qualidade do sono, melhor concentração e estabilidade no humor.

Contato com a natureza

Tirar um tempo para caminhar no parque ou explorar uma floresta pode impactar diretamente a saúde. Os efeitos positivos são: redução nos níveis de cortisol, menor frequência cardíaca, redução na pressão arterial, entre outras coisas. Uma das possíveis justificativas para isso é  inalação de phytoncide, óleo essencial d madeira, emitido pelas árvores. As caminhadas no parque podem aumentar o vigor e reduzir a ansiedade.

Exercício

A atividade física trabalha diretamente os hormônios presentes no corpo humano. O exercício reduz o estresse, estimula a produção de endorfina e serotonina, o que ajuda a diminuir a ansiedade e melhorar o humor. O ideal é praticar alguma atividade física por, ao menos, 30 minutos diários, cinco vezes por semana.

Risadas

As gargalhadas estão diretamente ligadas aos níveis de dopamina, responsável pelo bom funcionamento de diversas atividades cerebrais. O riso também ajuda a reduzir o cortisol e a aumentar a jovialidade.

Camomila

Há milênios a camomila é usada como um calmante natural. Sua eficácia deve-se à duas substâncias específicas: apigenina e luteolina, ambas promovem o relaxamento. Existem estudos que a consideram mais eficientes do que remédios sintéticos.

Respirar fundo

Parece simples e realmente é. Parar e respirar fundo durante 20 ou 30 minutos por dia ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse. Isso acontece porque, aumentando os níveis de oxigênio no cérebro é possível acalmar o corpo. Exercícios de respiração e relaxamento são muito indicados.

Fonte: https://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/bem-estar/6-maneiras-naturais-de-combater-a-ansiedade/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago