• ter. mar 26th, 2024

99 lança Guia da Comunidade para promover empatia entre os usuários e tornar suas viagens mais seguras

dez 15, 2020
Compartilhe Boas Notícias

Uma iniciativa super importante da 99 chegou para diminuir casos de desrespeito dentro da plataforma. O Guia da Comunidade 99.

Essa ferramenta convida motoristas e passageiros a se colocarem um no lugar do outro, conscientizando as pessoas sobre seus direitos e deveres. 

Cláudio e Jaqueline são motoristas do app e fazem muito bem esse exercício.

O Vicente Carvalho, fundador do Razões, fez corridas com eles na 99 e acabou conhecendo um pouco da relação dos dois com os passageiros no dia a dia, em São Paulo.

“A gente fala muito de empatia, que é tratar os outros como a gente gostaria de ser tratado. Eu já penso diferente. A gente deve tratar os outros como eles gostariam de ser tratados”, disse Cláudio. 

Teve uma vez que ele pegou uma passageira que estava saindo de uma clínica veterinária com sua gatinha debaixo de chuva. A passageira e o pet estavam molhados, mas Cláudio não viu problema e deixou que entrassem no carro. 

Isso foi uma surpresa pra passageira, que antes de seguir viagem com o Cláudio, teve três corridas canceladas. Ela acredita que era porque estava com a gatinha e chovia no dia. Extremamente empático, Cláudio fez diferente! Ele se colocou no lugar da outra pessoa!

E a Jaqueline, hein? Ela lembra de uma vez que ajudou um passageiro idoso a localizar o seu endereço. A filha do senhorzinho tinha passado o endereço errado. Conversando com o aposentado, e deixando claro que não havia razão para se preocupar, a motorista procurou e procurou até chegar ao endereço certo!

E é claro que também temos exemplos de empatia de passageiros com motoristas. Um dos mais bonitos é esse daqui. Sabendo que o motorista é surdo, a passageira pesquisou no meio da corrida como dizer “bom dia” ao motorista em Libras para ele se sentir incluído. Muito fofo da parte dela!

99-post-6048366
Esse aqui é outro exemplo de gentileza de um passageiro para o motorista e que também ajuda a melhorar o serviço.
99-post2-4567601

Guia da Comunidade 99

O Guia da Comunidade 99 quer estimular mais esse tipo de convívio entre motoristas e passageiros, onde há respeito e gentileza. E o mesmo vale para os dois lados!

Ele foi elaborado em parceria com o Instituto Ethos e desenvolvido colaborativamente através de conversas com passageiros e motoristas do Brasil inteiro, incluindo mulheres, pessoas negras e LGBTI+.

Se apoiou, ainda, em uma pesquisa com mais de 1.600 usuárias e usuários da plataforma, em que mais de 90% consideraram o documento útil, muito útil ou extremamente útil. 

A maioria acredita que o Guia ajudará a melhorar a relação entre motoristas e passageiros, orientando sobre seus direitos e deveres.

O Guia também foi avaliado e apoiado por especialistas como Margareth Goldenberg, Gestora Executiva do Movimento Mulher 360, organização que promove o engajamento de empresas na promoção de equidade de gênero e empoderamento feminino, e Ivone Santana, Secretária Executiva da Rede Empresarial de Inclusão Social e membro do Conselho de Gestão da Secretaria Estadual das Pessoas com Deficiência do Estado de SP. Acadêmicos que estudam questões raciais, um jornalista focado em direitos humanos e um membro da segurança pública também foram consultados. 

Muito bacana essa escuta e o respaldo de profissionais especialistas no assunto!

O Guia da Comunidade 99 ficará disponível online e todos os usuários e usuárias deverão aceitar o documento no próprio app.

Fonte: https://razoesparaacreditar.com/99-app-guia-comunidade-empatia-usuarios/

Loading