BrasilEducaçãoSociedade

Educação financeira desenvolve senso crítico para o consumo consciente

Educação Financeira: Essencial para o Consumo Consciente

A falta de conhecimento e a preguiça são as principais razões apontadas por jovens da Geração Z (nascidos a partir de 1995) para suas dificuldades financeiras. De acordo com uma pesquisa do SPC, em colaboração com o Sebrae e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, quase metade dos jovens entre 18 e 24 anos não controla suas finanças pessoais. Muitos reconhecem a ausência de educação financeira nas escolas como um fator contribuinte para essa situação.

Um estudo das pesquisadoras Ekaterini Kotsis Milani e colegas indica a necessidade urgente de incluir a educação financeira nas escolas. A inadimplência entre jovens destaca a importância de preparar estudantes para decisões financeiras responsáveis.

Entre os desafios, está o consumo impulsionado por propagandas e redes sociais. O professor Felipe Manoel Cabral, do Instituto de Educação Paulo de Tarso, ressalta a necessidade de desenvolver uma visão crítica sobre essas influências. Ele premiou um projeto que transformou uma aula de matemática em uma experiência prática sobre educação financeira.

A imagem mostra alunos uniformizados do IEPT em uma atividade escolar, simulando um mercado com produtos expostos sobre mesas cobertas de vermelho. Eles interagem e fazem anotações, indicando uma dinâmica educativa, sobre educação financeira.

Os alunos participaram de atividades práticas, como pesquisa de preços em mercados e discussões sobre economia do dia a dia, como inflação e taxa de juros. Essa abordagem promoveu debates significativos sobre o consumo consciente e a importância de questionar as expectativas criadas por influenciadores digitais.

Chang Kuo Rodrigues, do programa de pós-graduação em Matemática da UFJF, também adotou uma abordagem inovadora, criando o jogo “Quem é você no jogo financeiro”. Destinado a provocar reflexões financeiras em jovens, o jogo foi testado com alunos de Ciências Contábeis e professores de matemática, proporcionando uma alternativa envolvente à educação financeira convencional.

Este é um resumo do texto original, gerado por IA. Para ler na íntegra acesse o link abaixo:

Clique para conhecer a Fonte

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo