Principal avaliação internacional da educação, Pisa vai começar a testar ‘habilidade digital’ de alunos; veja modelo de perguntas
Avaliação do Letramento Tecnológico no Pisa 2025
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que completa 25 anos em 2025, introduz um novo componente em sua avaliação: o letramento tecnológico dos jovens. Este exame, desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), visa medir a capacidade dos alunos de resolver problemas no ambiente digital, além das tradicionais áreas de leitura, matemática e ciências.
O Pisa Digital irá avaliar competências como a resolução de problemas usando ferramentas computacionais, colaboração em ambientes virtuais e tomada de decisões baseadas em dados. A prova será aplicada no primeiro semestre de 2025, com resultados esperados para 2026. O Brasil, participante de todas as edições, enfrentará novos desafios, dada a sua posição abaixo da média da OCDE em matemática, por exemplo.
Especialistas apontam que o novo formato adiciona complexidade ao contexto educacional brasileiro, ainda enfrentando deficiências em áreas básicas. Claudia Costin, presidente do Instituto Salto, ressalta a importância da compreensão do digital para bem além do uso recreativo.
O exame é dividido em etapas, começando com questões de lógica básica e aumentando em complexidade à medida que se avança. Um exemplo da primeira etapa, traduzido pelo g1, inclui perguntas sobre gráficos e tabelas de populações de animais, exigindo interpretação de dados para resolução.
Na fase seguinte, os estudantes serão desafiados a construir seus próprios modelos gráficos a partir de dados fornecidos, testando sua capacidade de aplicação dos conceitos aprendidos. Estes exercícios visam preparar os alunos para desafios reais no ambiente digital.
Este é um resumo do texto original, gerado por IA. Para ler na íntegra acesse o link abaixo: