A bicicleta elétrica que te puxa nas subidas

Compartilhe Boas Notícias

Andar de bicicleta pode ser tanto uma atividade de lazer como uma forma de nos deslocarmos, principalmente nos meios urbanos. Contudo nem todas as cidades são propícias para o fazer, quer pelo relevo quer pela distância que se pretenda percorrer. E se para estas situações fosse dada uma pequena ajuda? A resposta a esta pergunta chama-se “Copenhagen Wheel”, um pequeno motor que ajuda os ciclistas a subir ruas inclinadas.

Apesar de não ser utilizada no dia a dia em alguns países, 49% dos europeus usa a bicicleta regularmente. Este facto torna óbvia a criação de uma ciclovia que una os países da Europa nesta atividade.

Em 2009, uma equipa de engenheiros do MIT começou a trabalhar numa tecnologia compatível com qualquer bicicleta. Trata-se de uma roda “Copenhagen Wheel” (roda de Copenhaga, cidade que disponibilizou parte dos fundos para este projeto) e tem como objetivo dar uma ajuda extra em ruas inclinadas.

Este sistema é composto por um motor de 250 W, uma bateria, ligação sem fios, vários sensores e um sistema de controlo integrado. Além de o sistema permitir alcançar os 25 km/h, tem também um sistema inteligente que se ativa em situações de maior esforço.

A energia recuperada por travagens e em andamento sem pedalar (em descidas por exemplo) é acumulada na bateria e o sistema pode ser configurado através de uma aplicação para smartphones, com outros recursos ao dispor, como informações sobre o terreno e o local, podendo também ser partilhado com os amigos e adicionar funcionalidades próprias à aplicação.

A tecnologia transforma assim uma bicicleta num híbrido elétrico inteligente, disponível por $799 dólares (pouco mais do que €620 ou 1930 Reais). Embora seja um valor pouco apelativo para a realidade económica portuguesa, quem sabe com alguns avanços tecnológicos ou outros projetos similares não nos permitam ver estas rodas a circular pelas nossas cidades.

Fonte: https://noctulachannel.com/bicicleta-eletrica-subidas-copenhagen-wheel/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Translate »