Viagem

A importância das cores utilizadas nos passaportes

Compartilhe Boas Notícias

A escolha das cores dos passaportes é algo mais complexo do que a maioria das pessoas imagina, elas são determinadas pela Organização da Avaliação Civil Internacional (ou em inglês, International Civil Aviation Organization – ICAO), a qual disponibiliza quatro cores (vermelho, verde, azul e preto – sendo azul e vermelho as cores mais utilizadas), podendo variar nas tonalidades

É através desse órgão que as nações escolhem suas cores, através de seus interesses internos, os quais indicam decisões geopolíticas, significados culturais e históricos, questões além da semelhança com suas determinadas bandeiras.

Vermelho

Antes, durante a Guerra Fria, costumava ser usada pelas nações comunistas, hoje, ainda tem o mesmo propósito, indicando o passado e presente de alguns países socialistas (Bulgária, Rússica, Colômbia, Equador e China), mas também é adotada por países que desejam entrar no bloco econômico europeu, como a Turquia, já que a União Europeia, com exceção da Croácia, a utiliza, sendo uma cor com uma tonalidade puxada mais para o vinho.

Verde

Preferência dos países islâmicos, por ser de grande importância para sua religião e porque a mesma é considerada a cor preferida do profeta Maomé.

Além deles, países do continente africano que seguem o alcorão, como Gana e Costa do Marfim, os quais pertencem à Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (ECOWAS), adotaram a cor para que pudessem se distinguir dos demais países.

Brasil também a utilizou em seu passaporte até o ano de 2008, assim como os países com natureza em abundância, porém, não a usam mais.

Azul

A cor mais utilizada no continente americano, dois blocos econômicos, Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – sendo a Venezuela uma exceção por continuar usando a cor vermelha dos tempos Andinos) e Comunidade do Caribe (Caricom), a adotaram para seus passaportes.

EUA, até 1976, quando ocorreu o bicentenário da independência do país, substituiu a cor verde em seu passaporte, aplicada durante a década de 1930, pelo azul a fim de se assemelhar à sua bandeira, mas, antes do azul, foram usadas as cores borgonha (tonalidade da cor vermelha) e preto, em 1970.

Preto

Uma das cores mais raras, usada em países como o México, Nova Zelândia e países localizados no continente africano, Congo, Botsuana e Angola, sendo uma cor comum no território.

Utilizada nos Estados Unidos por pessoas com autorização especial e dotado de benefícios diplomáticos. No Reino Unido, tal cor é capaz de permitir a entrada em quase 150 países sem a necessidade de um visto.

Cor-de-rosa

Cor usada na Holanda para passaportes provisórios, caso o cidadão tiver perdido seu passaporte ou não tenha tirado o oficial ainda.

Branca

Utilizada no Canadá pelos cidadãos como documentos de viagens temporários.

Apesar de alguns países não saberem da importância sobre a cor de seus passaportes para a sua identidade nacional, todos os governos têm sua liberdade para escolherem as cores e design que serão aplicadas em seus passaportes.

Como afirma Anthony Philbin da Organização de Aviação Civil e Internacional, responsável por emitir os formatos, padrões de tamanho e tecnologia, em que não há nada, nem interferência da organização, que possa determinar a cor da capa.

Tamanho exemplo é o novo passaporte da Noruega, dando ênfase nas características e identidade do país, usando três cores distintas, vermelho, para cidadãos comuns, azul claro, para diplomatas, e branco, para estrangeiros.

_____________________________
Por Sabryna Grechi – Fala! ESPM

Fonte: https://falauniversidades.com.br/a-importancia-das-cores-utilizadas-nos-passaportes/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago