• ter. abr 23rd, 2024

Ações buscam estimular regularização e crescimento dos pequenos negócios

Compartilhe Boas Notícias

Levar orientações e capacitação ao empreendedor individual (MEI), hoje na casa de 1,2 milhão de CNPJs no estado de São Paulo, estimulando além da formalização o crescimento desses pequenos negócios, de forma a contribuir para o aquecimento da economia paulista.

É este o objetivo da 7ª Semana do MEI, promovida pelo Sebrae-SP, que vai de 13 a 18 de abril e mobilizará todos os canais de atendimento da entidade no Estado. Em Campinas, terceira cidade do Estado com maior número de MEIs,  a programação começa no Largo da Catedral, na segunda-fera, a partir das 9h.

A Semana do Microempreendedor Individual em Campinas contará com várias atividades no Largo da Catedral, onde será instalada uma tenda com 100 m2, dotada de toda infraestrutura para atendimento e uma sala de capacitação para palestras e oficinas. No Local também haverá atendimento das entidades parceiras -Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, de Trabalho e Renda, por meio da Casa do Empreendedor, Associação Comercial e Industrial (ACIC), Sindicato do Comércio Varejista de Campinas (Sindivarejista) e Regional do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon).

A Tenda do Largo da Catedral funcionará de segunda à sexta-feira das 9h às 17h e no sábado (18/4), das 9h às 12h.  O Escritório Regional do Sebrae-SP, no bairro Vila Nova, também terá atendimento voltado ao MEI, de segunda à sexta-feira, e plantão no sábado (18/4), das 9h às 12h.

De acordo com dados do Portal do Empreendedor, Campinas tem 33.621 Microempreendedores Individuais, perdendo apenas para a capital com 368.869 e Guarulhos com 34.471 MEIs. Entre as principais ocupações em Campinas estão cabeleireiros (3.037), Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (3.036) e  atividades de tratamento de beleza como manicure e esteticista (1.438)

Serviços

Consultores do Sebrae e parceiros vão orientar sobre como formalizar o negócio, cumprir as obrigações legais do MEI, dar baixa ou fazer alterações na empresa, preencher a Declaração Anual e imprimir os boletos das obrigações fiscais – serviços que podem amenizar o quadro de inadimplência, que em São Paulo saltou de 53,8% (dezembro/2014) para 60,3% (janeiro/2015), segundo dados da Receita Federal.

Foram programadas para este ano palestras e oficinas gratuitas, em que se espera fazer perto de mil capacitações, com metodologia específica para o MEI e destaque para as oficinas como SEI Controlar meu Dinheiro, SEI Planejar e SEI Vender. Nelas, os empreendedores aprenderão a se autoavaliar, rever comportamentos, buscar novas ideias e atitudes para sua expansão. Também será possível formalizar a empresa na hora e ter acesso a informações sobre as principais linhas de crédito para o segmento.

Os 33 escritórios regionais e 13 pontos de atendimento do Sebrae-SP levarão a programação especial durante a Semana do MEI, em seu horário habitual, das 9 às 17h e, no dia 18 (sábado), em esquema de plantão, das 9 às 12h. A Central de Atendimento também estará em plantão no sábado, das 9h às 12h, com orientação por meio do 0800 570 0800 e pelo chat (www.sebraesp.com.br).

Uma grade especial de palestras online, com capacidade para participação de até 300 pessoas por palestra, estará disponível de 13 a 16/04. Os temas trabalhados serão Jurídico (Declaração do MEI; Fique por dentro do Código de Defesa do Consumidor); Administração e Marketing (Ciclo oportunidades – orienta como o empresário pode adaptar sua empresa para receber os usuários de bicicleta) e Comércio Exterior (Como importar da China). O público fará o acesso pelo linkhttp://connect.sp.sebrae.com.br/mei/. Toda a programação da Semana do MEI é gratuita.

7ª Semana do Microempreendedor Individual em Campinas

Onde:

Tenda do MEI no Largo da Catedral (Praça José Bonifácio, s/n, Centro)

Casa do Empreendedor (Av. Campos Sales, 427, Centro)

Sebrae-SP ER Campinas (Av. Imperatriz Leopoldina,272, Vl. Nova)

Quando: 13 a 18 de abril, de segunda à sexta-feira das 9h às 17h e sábado das 9h às 12h

 

Programação

13/04 – Segunda-feira  

10h às 12h – Palestra Corpo de Bombeiros: \”Segurança e Risco\” (Tenda)

14h às 16h – Palestra Tudo que o Empreendedor Individual precisa saber para estar legal (Tenda)

 

14/04 – Terça-feira 

10h às 12h – Palestra Sesi: \”Segurança Alimentar\” (Tenda)

14h às 16h – Palestra Corpo de Bombeiros: \”Segurança e Risco\” (Tenda)

09h às 12h – Oficina SEI Controlar Meu Dinheiro (Casa do Empreendedor)

14h às 17h – Oficina SEI Controlar Meu Dinheiro (Casa do Empreendedor)

 

15/04 – Quarta-feira 

10h às 13h – Oficina SEI Comprar (Tenda)

14h às 16h – Palestra Tudo que o Empreendedor Individual precisa saber para estar legal (Tenda)

 

16/04 – Quinta-feira 

10h às 12h – Palestra Sesi: \”Segurança Alimentar\” (Tenda) 

14h às 17h – Oficina SEI Vender (Tenda)

 

17/04 – Sexta-feira

10h às 12h – Palestra Tudo o que o Empreendedor Individual precisa saber para estar legal(Tenda)

14h às 17h – Oficina SEI Controlar Meu Dinheiro (Tenda)

 

18/04 – Sábado 

Atendimento na Tenda e no Escritório Regional das 9h às 12h

 

Loading

Deixe um comentário