Acroyoga: conheça os benefícios para o corpo da prática que já conquistou famosas

Visualizado 2.823 vezes
Acroyoga: conheça os benefícios para o corpo da prática que já conquistou famosas
Avalie este conteúdo

A técnica mescla exercícios da yoga convencional com a acrobacia e a massagem tailandesa, e foi aderida por celebridades como Gisele Bündchen, Izabel Goulart e Grazi Massafera. Marie Claire conversou com Márcia Yahn, uma das oito professoras licenciadas no Brasil, para saber mais sobre as vantagens dos exercícios para o corpo

Depois do Stand Up Paddle Yoga, a modalidade do momento é acroyoga. A prática mistura exercicíos da yoga convencional com acrobacias e massagem tailandesa. Nova queridinha entre celebridades como as modelosGisele Bündchen e Izabel Goulart e a apresentora Grazi Massafera, a acroyoga é um modalidade que qualquer um pode praticar, mas se você já tem uma base de yoga e tônus muscular fortalecido terá mais facilidade.

Para entender como funciona a técnica e quais são seus benefícios, Marie Claire conversou com Márcia Yahn, uma das oito professoras de acroyoga licenciadas no Brasil e praticante de yoga há 18 anos.

A primeira orientação dela para quem quer começar a acroyoga é ter uma parceiro, pois os exercícios só podem feitos com mais de uma pessoa. “O ideal é fazer em três, porque o terceiro pode servir como seguraça para garantir que ninguém se machuque”, diz. “A yoga convencional é solitária, consiste em você tentar descobrir o que acontece com o seu corpo e como lidar com isso. Na acroyoga, eu descobri a preocupação com o outro e, portanto, é preciso buscar harmonia e equilíbrio.”

BASE X VOADOR

IZABEL GOULART, GRAZI MASSAFERA E PRETA GIL NA POSIÇÃO PÁSSARO (Foto: Reprodução/Instagram)

Na modalidade existe a pessoa que fica em baixo, a base ou portô, e a outra que é suspensa, o voador ou volante. Em ambos os casos o trabalho muscular é intenso. “No voo acrobático, que mistura a yoga com as acrobacias, o comando está na base porque o elemento dele é a terra, ou seja, o chão. Já o voador tem como elemento o ar, pois é levantado pela base, e sua dificuldade está em resistir à gravidade“, afirma Márcia.

O benefício para ambas as partes é ofortalecimento muscular.”Tanto a base como o voador irão trabalhar o abdômem, os braços e as pernas. Na posição básicade voo acrobático, chamada pássaro, o voador fortalece muito a coluna vertebral.” Normalmente, a pessoa que é menor consegue trabalhar melhor como voador, e a maior como base.

MÁRCIA YAHN PRATICANDO ACROYOGA COM SEU PARCEIRO, PAULO VICECONTI (Foto: André Santos)

PARA APIMENTAR A RELAÇÃO
Além dos exercícios de yoga e das acrobácias, na acroyoga também há amassagem tailandesa, em que a base suspende o voador com os pés e usa as mãos para massagear o parceiro. Neste caso, o voo é terapêutico, ou seja, mistura a yoga com a massagem e é indicado para relaxar. O comando continua na base e o voador é mais passivo, tendo um trabalho com intensidade menor.

Questionada se a técnica é indicada para casais, Márcia é direta: “Com certeza. A acroyoga é uma terapia de casal sem conversa. Costumo muito observar as pessoas praticando juntas e se entendendo de certa forma”, afirma. “Mas antes de começar é bom dialogar com a parceiro para saber se ele está com vontade de tentar. A interação não é importante só para casais, mas para todos que querem praticar acroyoga“, diz. “Você tem que auxiliar o outro, sem forçar, machucar e impor. A ideia é estar ali como um suporte para o outro e caminhando junto a ele.”

Inclusive ela mesma foi conquistada por um praticante. “Quando eu treinava yoga, conheci uma pessoa que praticava acroyoga e ele fez uma massagem em mim. Fiquei apaixonada e namoramos um tempo (risos).” A professora afirma também que nessa prática é importante dar e receber. “Quando você é devolvido para o solo, seria legal fazer para a pessoa uma massagem no chão ou trocar a posição com ela e suspendê-la e também massageá-la.”

Márcia dá aulas de yoga junto com Paulo no Yoga Art, no Morumbi, e no Estúdio Pratiqueyoga, localizado na Vila Madalena.

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Seja o primeiro a comentar Assunto: "Acroyoga: conheça os benefícios para o corpo da prática que já conquistou famosas"

Deixe um comentário

Translate »