• ter. abr 16th, 2024

A acupuntura e seus benefícios nos pets

Compartilhe Boas Notícias

A técnica pode ajudar a aliviar dores e outros sintomas de doenças, além de colaborar na saúde emocional de cães e gatos

A acupuntura é uma técnica chinesa milenar que proporciona benefícios para a saúde e o bem-estar de muitas pessoas. Com os pets, não é diferente. Por isso, os cães e gatos rapidamente se acostumam com as finas agulhas usadas nesta prática terapêutica, e alguns chegam a cochilar durante as sessões. Isso ocorre devido à produção de substâncias como a serotonina e endorfina, que dão a sensação de conforto e relaxamento.

Os chineses acreditam que cada ser vivo nasce com uma energia e, ao longo da vida, essa energia vai sendo perdida, causando um desequilíbrio no corpo que se manifesta em forma de doença. A técnica consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo dos animais que ajudam a aliviar dores e outros sintomas de doenças diversas, além de colaborar muito na saúde emocional.

Embora seja amplamente divulgada no tratamento de dores e problemas ortopédicos, a acupuntura também pode ser aplicada como complemento no tratamento de doenças sistêmicas como problemas renais, hepáticos, cardíacos, dermatológicos, distúrbios comportamentais, além de melhorar consideravelmente a qualidade de vida de animais idosos. Animais com problemas em coluna e até mesmo paralisados podem aumentar suas chances de recuperação com a técnica. Cada ponto da acupuntura tem um efeito direto em determinado órgão.

A eletroacupuntura é uma variação da acupuntura que potencializa os efeitos da técnica através da estimulação elétrica das agulhas aplicadas. Embora impressione o dono do animal num primeiro momento, a técnica é bem tolerada pelos animais e os resultados são reconfortantes. Mas atenção: somente um médico veterinário que tenha especialização em acupuntura veterinária poderá efetuar o procedimento para que os pontos corretos sejam trabalhados.

Loading

Deixe um comentário