Agricultor transforma área de pastagem e terreno degradado por enxurrada em símbolo de preservação no ES
Transformação Ambiental: Pasto vira Floresta em Jerônimo Monteiro, ES
Seu Zé, ou José Luís Vargas Araújo, transformou um terreno herdado da família em Jerônimo Monteiro, no Espírito Santo, de uma pastagem degradada para um refúgio verde. Localizado aos pés da Pedra do Caeté, o local agora abriga árvores nativas, frutas e nascentes. Seu Zé, agricultor dedicado, iniciou essa mudança há 18 anos, quando herdou o terreno de seu avô.
A paixão de Seu Zé por plantar começou na infância, mas o trabalho de reflorestamento tomou forma em 2007 após ele vender o gado presente nas terras. Motivado pela falta de vegetação e frutas, decidiu revitalizar o solo árido e dar início a um projeto de reflorestamento.
Em 2008, Seu Zé enfrentou o desafio de uma cabeça d’água que devastou a área, cobrindo o solo de pedras. Apesar do impacto negativo, esse evento impulsionou ainda mais a missão de restaurar a propriedade, focando na proteção das nascentes e recuperação das zonas danificadas.
A missão de transformar o espaço em um exemplo de cuidado ambiental não foi solitária. Seu Zé uniu a família para reflorestar a área, que agora é um exemplo de recuperação ambiental. A diferença na temperatura entre a área reflorestada e a zona vizinha dedicada à pecuária é notável, oferecendo um microclima mais fresco.
Esse compromisso com a preservação já está sendo passado para as próximas gerações da família. Os sobrinhos de Seu Zé são incentivados a plantar desde cedo, aprendendo com o tio sobre a importância de cuidar do meio ambiente.
Este é um resumo do texto original, para ler na íntegra acesse o link abaixo: