• ter. mar 12th, 2024

Além de gostoso, chocolate faz bem para o funcionamento da mente

jul 5, 2017
Compartilhe Boas Notícias

As pesquisadoras Valentina Socci e Michele Ferrara da Universidade de L’Aquila, na Itália, descobriram uma forte relação entre os componentes do cacau e o sistema cognitivo. Segundo elas, uma das substâncias da semente do cacau, o flavonol, é um tipo de antioxidante importante para a saúde do corpo.

As pesquisas mostraram que os participantes do estudo que consumiram chocolatetinham uma melhor memória e melhoraram o processamento de informações visuais. Além disso, também descobriram que mulheres que ingeriram cacau após ficarem sem dormir por uma noite tinham desempenho cognitivo melhor do que as que não ingeriram o alimento.

Os efeitos da ingestão a longo prazo de flavonoides de cacau (variando de cinco dias até três meses) foram pesquisados com foco em indivíduos idosos. Para eles, o desempenho cognitivo cresceu com a ingestão diária da substância. Fatores como atenção, velocidade de processamento, memória de trabalho e fluência verbal melhoraram. Os impactos apareceram mais em adultos mais velhos com declínio de memória inicial ou outras deficiências cognitivas leves.

As especialistas, entretanto, fizeram questão de ressaltar no estudo, publicado pela Frontiers in Nutrition,que a ingestão regular de cacau e chocolate pode ter efeitos colaterais.

“Esses [efeitos] estão geralmente ligados ao valor calórico do chocolate, alguns compostos químicos inerentes da planta de cacau, como a cafeína e a teobromina, e uma variedade de aditivos que adicionamos ao chocolate, como açúcar ou leite”, afirmaram. Por isso, alertam, o melhor é dar preferência ao chocolate amargo, que tem mais cacau na receita.

Fonte: Revista Galileu

Loading